Cidadeverde.com

Kamala Harris renuncia ao Senado para tomar posse como vice-presidente

Imprimir

Foto: Reprodução/Twitter 

Em um comunicado publicado na noite desta segunda-feira (18), a vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, renunciou ao seu mandato de senadora. A cerimônia em que ela e o presidente eleito, Joe Biden, assumirão a Casa Branca acontece nesta quarta-feira (20).

"A primeira vez que vim trabalhar no Senado foi como estagiária (...) no segundo ano da faculdade, eu acreditava que era um lugar para transformar o ativismo em ação", diz o texto.
Eleita pela Califórnia em 2016, Kamala assumiu o cargo em 3 de janeiro de 2017 e seu mandato duraria até 3 de janeiro de 2023. "Servir como sua senadora foi uma honra. E isso não é um adeus."

Com um Senado com o número igual de democratas e republicanos, lembrou Harris, há uma "responsabilidade maior" em seu novo cargo -é o vice quem tem o voto de minerva e decide possíveis empates.

Para substituí-la, o governador californiano, Gavin Newsom, escolheu o secretário de Estado, Alex Padilla. Ainda não está claro quando ele deve assumir a vaga no Senado, mas, segundo o próprio Padilla, é provável que seu juramento seja feito também na quarta-feira.

Filho de pais mexicanos, o democrata será o primeiro senador de ascendência latina a representar a Califórnia. Entre as decisões das quais Padilla deve participar nas próximas semanas está a votação do segundo processo de impeachment de Donald Trump.


Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais