Cidadeverde.com

Vacinação tem início em Teresina para profissionais de saúde e idosos em abrigos

Imprimir

A prefeitura de Teresina iniciou, nesta terça-feira (19), a campanha de vacinação contra a Covid-19. Nesta 1ª fase da vacinação serão vacinados profissionais de saúde que atuam exclusivamente na linha de frente de combate à Covid e idosos em abrigos. 

A vacinação foi iniciada no Hospital da Primavera. Cinco profissionais receberam a Coronavac. São eles: a médica Janaína Samia; o enfermeiro Clebson Ferreira; o agente de portaria Diego Vanderson e os técnicos em enfermagem Danilo Araujo e Geociane de Assis.

A médica Janaína Samia desde o início da pandemia atua na luta contra a Covid. "Eu não peguei a covid-19. Trabalhei o ano todo e não tive a covid-19. Estou aqui bem e saudável e tendo essa oportunidade de tomar a vacina. Estou acreditando que ela vai nos dar proteção", disse.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, disse ao Cidadeverde.com que inicialmente 5.000 profissionais de saúde receberão a vacina. Uma média de 460 idosos também receberão o imunizante. 

“Os hospitais públicos e privados terão que enviar um cadastro com os profissionais que atuam na linha de frente de combate à covid. Serão 5000 doses para profissionais de saúde e em torno de 500 idosos que estão em abrigo”, explica Gilberto.

Foto: Lucas Dias/Semcom

O técnico em enfermagem Danilo Araujo (foto acima), 27 anos,  também foi vacinado. Ele já teve Covid-19 e ficou com receio de contaminar a família. 

"Essa vacina é um alívio porque aí a gente pode trabalhar com menos medo de pegar essa doença. Eu já tive, mas a gente fica com medo", disse o profissional de saúde que faz ainda um apelo para que a população cumpra as medidas de distanciamento social e de higiene.

O presidente da FMS admite que “muita gente ficará de fora”, mas garante que eles receberão o imunizante na segunda etapa.

Em Teresina haverá 20 postos de vacinação. Ainda não há data para a conclusão da primeira fase.

Foto: Izabella Pimentel

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, fez um apelo para que a população tome a vacina.  

“É uma vacina 100% segura. Eu recomendo que todos tomem. É uma alegria para todos nós de Teresina, todos nós brasileiros”, disse o prefeito. 

Ainda não há data para o início da segunda fase da vacinação, que além de profissionais de saúde, deve incluir idosos e indígenas. 

“Precisamos de pelo menos 15 dias entre a primeira e a segunda dose. Devemos começar em um mês, pelo menos, a segunda fase”, acrescentou Gilberto.

Flash Izabella Pimentel
[email protected]

  • vacinada3.jpg Lucas Dias/Semcom
  • galeria5.jpg Lucas Dias/Semcom
  • galeria4.jpg Lucas Dias/Semcom
  • galeria3.jpg Lucas Dias/Semcom
  • galeria2.jpg Lucas Dias/Semcom
  • galeria1.jpg Lucas Dias/Semcom
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais