Cidadeverde.com

Ex-secretária de educação diz que contratação de estagiários foi legal

Imprimir

Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

A ex- secretária da Educação de Teresina, Katia Dantas, informou nesta sexta-feira (22) que a contratação de estagiários na Semec durante sua gestão foi feita dentro da legalidade. Segundo ela, em nota divulgada à imprensa, os estagiários são selecionados pelo CIEE, que mantém contrato regular e legal com a pasta.

"A ex- secretária da Educação de Teresina, Katia Dantas, informa que os estagiários da Semec são selecionados pelo CIEE, que mantém contrato regular e legal com a pasta. Os estagiários assinam um Termo de Compromisso de Estágio, renovado periodicamente, com prazo máximo de até 2 anos, ou até a conclusão do curso", informa a nota.

A nota segue informando que, em 2020, a Semec recebeu nove estagiários apenas para substituir quem estava com contrato encerrado.

"Assim, em 2020, como acontece nos demais anos, a SEMEC recebeu novos estagiários, por meio do CIEE, somente para substituir aqueles que estavam com contratos encerrados e que não poderiam mais ser renovados; para preencher as vagas dos que desistiram do estágio e para ficar no lugar dos professores substitutos, que também estavam encerrando seus contratos"

A ex- secretária ressalta que não houve aumento no número de estagiários em 2020. "Ao contrário, ocorreu uma redução em relação a 2019. Ou seja, não foram contratados 1.900 estagiários em março de 2020, como foi divulgado", disse.

Ela informa ainda que a SEMEC,  por meio da Secretaria de Finanças, realizou o pagamento em dezembro, referente ao mês de novembro, daqueles estagiários que cumpriram suas cargas horárias. A secretaria também deixou devidamente empenhada a folha de pagamento do CIEE referente à dezembro.

"Afirma também que não procede a informação que a contratação dos estagiários tenha ocorrido para substituir professores grevistas. Apenas um número muito pequeno de professores não estava cumprindo sua carga horária de trabalho, somente cerca de 1% do total de professores, os outros 99% continuavam trabalhando regulamente com zelo, compromisso e dedicação, prova disso, deixamos empenhada a folha referente às férias dos professores", finaliza a nota.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais