Cidadeverde.com

11 mil terrenos baldios foram notificados por falta de cuidado

Imprimir

O auxiliar de crédito Moisés Almeida está indignado com a quantidade de mato que cerca a sua residência no bairro Tabuleta, zona sul de Teresina. O morador afirma que um terreno vizinho está repleto de focos de dengue e por isso, entrará na justiça contra a Superintendência de Desenvolvimento Urbano/Sul (SDU/Sul) por não notificar a proprietária de imóvel e fazê-la a limpar o local. Segundo dados da prefeitura municipal, dos 90% dos 12 mil terrenos particulares existentes em Teresina foram notificados por este motivo.

“Eu mesmo capinei parte do terreno perto da minha casa e encontrei muitas garrafas pet e objetos de plástico com água”, descreve Moisés que afirma ter ido à  SDU da sua região para avisar do problema. O órgão, por sua vez havia afirmado a Moisés que notificaria a proprietária do imóvel, Íris Mendes Mesquita, a fim de que ela limpasse o local no máximo em dois dias.

“Depois de 48h, eu retornei à SDU porque nenhuma providência foram tomada e eles tinham alongado o prazo até 18 de março. Isso é um absurdo. Minha secretária faltou dois dias com suspeita de dengue. Eu tenho dois filhos pequenos não posso deixar eles correrem esse risco”, indigna-se o auxiliar de crédito. Decidido a entrar com uma ação contra a prefeitura municipal, Moisés critica ainda os vizinhos que jogam lixo no local.

SDU

De acordo com o superintendente da SDU Sul, João Pádua, dos 12 mil terrenos existentes na capital, 90 % já foram notificados por falta de muro ou calçada. “Este terreno foi notificado. Se aumentaram o prazo, foi um trâmite burocrático da gerencia de fiscalização. A SDU não é limpa os terrenos particulares”, explica.

Pádua, que coordenou a SDU Sudeste nos últimos quatro anos, afirmou que o mesmo problema é encontrado em vários bairros da capital. “As pessoas são notificadas, multadas, mas não pagam e não limpam”, afirma. Segundo ele, a população também deve fazer a sua parte. “Os vizinhos devem se conscientizar e parar não jogar lixo nos terrenos”.


Flash de Caroline Oliveira
Redação Carlos Lustosa

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: