Cidadeverde.com

Palmeiras embarca para Mundial sob festa de torcedores em Guarulhos

Imprimir

Poucas horas após o Palmeiras empatar com o Botafogo, nesta terça-feira (2), por 1 a 1, no último jogo da equipe de Abel Ferreira pelo Campeonato Brasileiro antes da viagem para o Qatar, onde o time disputará o Mundial de Clubes, muitos torcedores alviverdes se aglomeraram em frente à Academia de Futebol e o Aeroporto de Guarulhos para se despedir do time.

Gustavo Gómez e Matías Viña durante embarque do Palmeiras para o Mundial de Clubes - Foto - Palmeiras

Nesta noite, às 23h, em um avião fretado, a delegação palmeirense seguirá viagem para o país, num voo de aproximadamente 16 horas. Ao todo, 28 jogadores foram levados, mas a Fifa permite a inscrição de 23 atletas na competição.

Por causa da pandemia, nenhum torcedor poderá viajar para acompanhar a equipe. O Qatar está fechado para turistas.

São Paulo também está sob restrições para conter a disseminação do coronavírus. Durante o dia, o estado está sob a classificação laranja do plano estadual para frear o vírus.

Entre 20h e 6h, passa a valer a fase vermelha, a mais restritiva, na qual apenas estabelecimentos essenciais, como mercados e farmácias, podem ficar abertos.

Durante a noite, a recomendação é sair de casa apenas quando for estritamente necessário. Isso não impediu, porém, que centenas de torcedores, a grande maioria sem máscara e sem respeitar qualquer tipo de distanciamento social, fizessem aglomerações em frente ao Aeroporto de Guarulhos.

São Paulo registrou nesta terça 14.297 novos casos e 365 óbitos em decorrência da Covid-19. No total, o estado registra 1,7 milhão de casos e mais de 53 mil mortes, segundo o consórcio de veículos de imprensa formado por Folha de S. Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1.

Por volta das 20h30, o ônibus que levava o elenco palmeirense deixou o centro de treinamento na Barra Funda e seguiu para o Aeroporto de Guarulhos.

Na madrugada do último domingo (31), horas após o Palmeiras vencer o Santos e conquistar o bicampeonato da Libertadores, no Maracanã, os jogadores também foram recepcionados no local por centenas de torcedores aglomerados.

De acordo com a Polícia Militar, foram deslocados dois pelotões para fazer a segurança em frente ao CT, onde apenas poucos torcedores estiveram presentes nesta terça, e três pelotões na região do aeroporto.

"A nossa missão é preservar a ordem pública. Sobre a segurança sanitária devido à pandemia, quem responde são os órgãos responsáveis, que no caso é a Vigilância Sanitária. Nossa missão é preservar os protagonistas e a proteção das pessoas que estão trabalhando", disse o capitão Matheus, da PM.

Lucas de Almeida, 25, auxiliar fiscal, estava entre os torcedores que foram a Guarulhos. Ele conta que gostaria de viajar com o time.

"Se não fosse a pandemia, eu gostaria de ir. As condições são difíceis, mas a gente teria se planejado antes", diz o torcedor. "Vir aqui [no aeroporto] é a única forma de ficar perto do time neste momento."

Além de estar fechado para turistas, o Qatar também impõe algumas regras a pessoas autorizadas a entrar no país, como jornalistas ou residentes, por exemplo, que terão de cumprir uma quarentena de sete dias num hotel indicado pelo governo local.

É necessário, ainda, apresentar um teste de Covid-19 negativo, feito até 48 horas antes do embarque para o país.

Com a presença significativa de torcedores, cerca de 15 vendedores ambulantes, com carrinhos de bebidas e comidas, tentavam garantir algum lucro.

"Tem que aproveitar tudo. A situação do país não está fácil. Por enquanto, não vendi um espeto. O povo quer gastar, mas está sem dinheiro", lamenta o vendedor Marcelo Barreto, 53, que esperava lucrar pelo menos R$ 150 vendendo churrasco.

Marcelo ficou mais animado quando viu a chegada de dois ônibus com torcedores, por volta das 21h. "Espero que melhore agora", disse o vendedor, enquanto os torcedores começavam a estender bandeiras e puxar os cânticos da torcida.

Por volta das 21h15, o ônibus com a delegação alviverde chegou ao local e foi recepcionado com fogos de artifício, sinalizadores, bandeiras e cânticos.

O veículo passou lentamente ao lado dos torcedores, aglomerados, que não puderam fazer o tradicional "corredor verde" que antecedeu alguns jogos da equipe palmeirense na Libertadores.

Os cerca de 250 fãs do time, segundo estimativa da polícia, cantaram o hino e permaneceram no local fazendo festa após o ônibus passar pelo portão de entrada do aeroporto, na esperança de motivar ainda mais os jogadores na busca do título inédito.

LUCIANO TRINDADE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais