Cidadeverde.com

HU descarta transmissão de nova cepa do coronavírus detectada em paciente de Manaus

Imprimir

O Hospital Universitário (HU) descartou nesta quarta-feira (3), a possibilidade de transmissão da nova variante do coronavírus detectada em um paciente de Manaus que esteve internado na unidade de saúde. Ontem, o Laboratório Central do Piauí (Lacen) anunciou que os exames mostraram que o paciente foi contaminado com uma variante genérica P1 do coronavírus.

“O Hospital Universitário e os serviços de saúde recebem essa notícia com muita tranquilidade, paz e segurança, pois todos os procedimentos foram planejados, preparados com antecedência e feito com estrutura. A gente trabalhou com a possibilidade desses pacientes virem com cepas diferentes”, disse o superintendente do HU, o cardiologista Paulo Márcio.

O médico explica que mais de 250 genomas diferentes do coronavírus já foram identificados. “Ainda não foi comprovado que a variante tem uma infectividade diferente do diagnóstico ao tratamento. O que precisa ser feito é controle nos cuidados de proteção individual e a medicina bem feita com seus protocolos contra o coronavírus”, destacou.

O superintendente ressaltou que a “Operação Manaus” seguiu todos os protocolos de segurança e que um novo hospital dedicado só para pacientes com covid foi criado dentro do HU.

“A operação foi feita para dar certo. Aqui dentro do hospital nós criamos um hospital independente, praticamente uma bolha, separada de toda e qualquer influência, onde todo profissional que entrava nesse setor era meticulosamente preparado nos mínimos detalhes para não acontecer nenhuma transmissão e graças a Deus tudo funcionou perfeito. Recebemos 23 pacientes e demos alta para 17. Somos o único estado onde nenhum paciente que foi transferido, morreu. Não temos nenhum óbito. Temos apenas 6 pacientes internados, dos quais 3 estão na UTI e 3 em enfermarias com programação de alta. Isso é muito importante”, detalha.

Sobre o paciente contaminado com a nova cepa do coronavírus, Paulo Márcio garante que ele já chegou ao Piauí com 15 dias de doença e sem possibilidade de transmissão.

“Esse paciente em especifico já veio com 15 dias da doença. Dos que vieram foi um dos melhores, passou poucos dias internado. Saiu do hospital curado e já tinha vindo pra cá sem transmitir. Aqui no Piauí não se criou isso aí (nova cepa)”, disse.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Cuidados individuais

O médico ressalta que os cuidados com a higiene são as maiores armas contra qualquer variante do coronavírus.

“O ideal é manter isolamento, lavar as mãos, não falar perto e evitar pegar na máscara. Todos esses cuidados salvam da cepa comum do coronavírus ou qualquer uma das 250. Aqui no HU não houve transmissão. A gente testou todos os profissionais”, finalizou.

Hérlon Moraes e Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais