Cidadeverde.com

FMS alerta para golpe sobre agendamento de vacinação contra a covid-19

Foto: Reprodução/PMT

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina voltou a alertar a população nesta quinta-feira (4) que não foi aberto nenhum cadastro para a vacinação contra a covid-19 na capital. Um tabela de vacinação falsa está circulando nas redes sociais.

“A Fundação Municipal de Saúde de Teresina informa que não existe link, Whatsapp e nem e-mail para cadastro  referente à vacinação da Covid em Teresina”, informou a FMS em nota.

De acordo com a Fundação, quando houver doses da vacina suficientes para outros grupos, estes serão informados.

“A FMS informa ainda que haverá o momento certo para vacinação das demais pessoas do público alvo contra o coronavírus. A vacinação está sendo feita de acordo com o número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Será divulgado amplamente quando chegar o momento de novos grupos serem vacinados”, disse o órgão.

Não há pré-cadastro

Recentemente, o Ministério da Saúde informou que não faz cadastro de pessoas para vacinação. Bandidos estão se aproveitando da expectativa pela vacinação para obter acesso a aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Telegram.

Os golpistas ligam para os celulares das vítimas e fazem um falso questionário para levar o cidadão a acreditar no golpe e compartilhar com o criminoso um código que dá acesso aos aplicativos de mensagens.

A isca usada pelos golpistas é a possibilidade de pré-agendar uma data para a vacinação. 

"O Ministério da Saúde esclarece que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina, e nem envia códigos para celular dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Caso receba solicitação de cadastro, não forneça seus dados e denuncie às autoridades competentes", diz a publicação do ministério nas redes sociais.

Outra modalidade do golpe, também sugerindo agendamento para vacinação contra o novo coronavírus, acontece por meio de SMS. A vítima recebe uma mensagem de texto, supostamente do Ministério da Saúde, pedindo para que clique no link e confirme o código para agendar a vacinação. Ao fazer isso, a vítima dá aos golpistas acesso aos seus aplicativos de mensagem.

Hérlon Moraes (Com informações da Folhapress)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais