Cidadeverde.com

Vacinação de idosos a partir de 90 anos será por drive-thru em Teresina

Imprimir

Foto: divulgação Sesapi

A vacinação de idosos a partir dos 90 anos será no formato drive-thru em Teresina e inicia nesta terça-feira (09).

Os pontos serão montados em quatro faculdades em diferentes zonas da cidade. O horário de funcionamento será de 9h às 17h. Para ser imunizado é preciso que o idoso apresente um documento de identificação com foto e data de nascimento para a comprovação da idade, CPF ou Cartão SUS.

VEJA PONTOS DE VACINAÇÃO

Zona Norte: Universidade Estadual do Piauí - Campus Torquato Neto
Rua João Cabral, 2231 - Pirajá

Zona Leste: Centro Universitário Uninovafapi
Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123 - Uruguai

Zona Sudeste: Faculdade Estácio
Av. dos Expedicionários, 790 - São João

Zona Sul: Centro Universitário Santo Agostinho
Av. Prof. Valter Alencar, 665 - São Pedro


Os idosos acamados que possuem cadastro junto às equipes Estratégia Saúde da Família receberão sua dose em casa. 

“Para isso, os agentes comunitários de saúde fizeram um cadastro prévio para controle desta população”, esclarece Ayla Calixto,  gerente de Ações Estratégicas da FMS. 

A meta é vacinar 2.460 idosos a partir dos 90 anos. As doses que serão aplicadas são da Coronavac que chegaram ao Piauí neste domingo (07). 

VACINAÇÃO EM TODO O PIAUÍ

No restante do estado também foi iniciada a entrega dos imunizantes às regionais de saúde nesta segunda-feira (08). As 36.600 mil vacinas serão destinadas para idosos acima de 90 anos e trabalhadores da saúde. A remessa que chegou ao estado neste domingo (07) compreende duas doses. 

"As vacinas já estão na estrada em direção aos municípios. A segunda dose ficará na Central de Frios para que no momento certo seja feita a distribuição em todo o estado [...] com essas novas doses 73% dos profissionais de saúde do estado serão vacinados", reitera superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. 

Os idosos que vivem em abrigos, independente da idade, já foram imunizados. Já quem tem 75 anos deve começar a ser vacinado a partir de 22 de fevereiro com doses de um novo lote que ainda será enviado. 

"A vacinação é baseada em dados epidemiológicos, principalmente, na gravidade da doença, no risco de levar a óbito. Então, todos esses grupos são prioritários levando em consideração esses números a nivel de Piauí, nacional e de mundo", esclarece Guimarães acrescentando ainda que o envio das segundas doses, dos primeiros imunizantes que chegaram ao estado em janeiro, começam a ser distribuídas nesta segunda. 

ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO NO INTERIOR DO PIAUÍ

Para ter acesso ao imunizante, o grupo de cada etapa deve procurar a secretaria de saúde do seu município e se informar dos locais, horários e dias onde estão sendo feita a vacinação. 

“No caso de idosos acamados é necessário que o mesmo esteja registrado nas planilhas de execução do programa de saúde da família, caso não esteja o responsável deve procurar uma UBS para solicitar a vacinação”,lembra o superintendente. 

A vacinação dos profissionais de saúde também fica a cargo das secretarias municipais de saúde. 

“Precisamos fazer uma distinção entre o grupo da saúde: trabalhadores de saúde são aqueles que fazem parte das unidades de saúde, como médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância, entre outros e é um público que tem contato com pacientes doentes. Aqui no Piauí temos aproximadamente 80 mil profissionais neste grupo e as vacinas foram destinadas para os mesmos .Já os profissionais de saúde são aqueles que estão inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde”, explica Herlon Guimarães.

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais