Cidadeverde.com

Anvisa aprova importação de mais doses da vacina de Oxford pela Fiocruz

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deu aval nesta sexta-feira (12) para que a Fiocruz possa importar mais doses da vacina da Universidade de Oxford fabricadas pelo Serum Institute, que fica na Índia.

O laboratório é um dos centros de produção vinculados à AstraZeneca, que desenvolveu o imunizante e tem uma parceria com a fundação.

Segundo a Anvisa, o pedido foi feito na quarta-feira (10), e vale para novas doses que vierem a ser adquiridas pela instituição -não houve delimitação da quantidade.

Em nota, a agência diz que a aprovação visa "a manutenção do fornecimento de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações e a continuidade da vacinação dos grupos prioritários em todo o país".

"Esta aprovação se deu nas mesmas condições já aprovadas por esta Anvisa, em 17 de janeiro de 2021, para autorização temporária de uso emergencial, já que se trata da mesma vacina produzida, fabricada sob as mesmas condições já avaliadas naquela oportunidade", completa.
Com o aval desta sexta, as novas doses que forem importadas também já podem ser aplicadas quando chegarem ao país e forem liberadas após inspeções.

Em janeiro, a agência deu autorização para 2 milhões de doses que também tinham sido importadas do Serum Institute.

Segundo o Ministério da Saúde, o novo montante tem sido negociado devido ao atraso para liberação de insumos que devem ser usados para fabricação da vacina no Brasil.

Recentemente, a Fiocruz entrou com pedido de registro na Anvisa para as doses que devem ser fabricadas pela instituição.

Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais