Cidadeverde.com

Vacinas contra covid: grávidas e lactantes devem receber?

Imprimir

Roberta Aline

Gestantes e lactantes que fazem parte de grupos prioritários tem a possibilidade de tomar a vacina. Apesar de os testes das vacinas não terem sido feitos em larga escala em gestantes e lactantes, muitas atuam na linha de frente no enfrentamento à doença, e como profissionais de saúde, teriam direito a receber as doses. Porém, existe um grande debate a cerca dessa questão. 

De acordo com a ginecologista e obstetra Keliany Duarte, a decisão deve ser feita entre o médico e paciente. 

“Não foram feitos estudos em gestantes porque nenhum exame, remédio é testado nelas mas gestantes que tem fator de risco, enfermeiras, médicas, que trabalham em hospitais podem tomar porém a decisão depende da paciente. Orientamos mas respeitamos a decisão da paciente”, disse. 

Nos Estados Unidos, ocorreu o caso de uma gestante que tomou a vacina contra o coronavírus e seu bebê nasceu com anticorpos da doença. A Dr. Keliany explica que existe um real potencial para a redução de riscos da infecção para o bebê com a vacinação da mãe, mas não se sabe ainda a reposta desse bebê. 

“Estudos são necessários para poder saber qual grau de proteção que a vacina vai fornecer mas ainda não existe total segurança e eficácia das vacinas em gestantes justamente por estar começando a vacinação nessa classe”, explicou.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais