Cidadeverde.com
Geral

Após aumento de casos, Sesapi decide ampliar leitos de UTI- Covid no HGV

Imprimir

Foto:Divulgação/Ascom

Em reunião emergencial realizada neste sábado (20), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e o diretor-geral  do Hospital Getúlio Vargas, Osvaldo Mendes Filho, anunciaram a  ampliação de mais cinco leitos de UTI Covid para a unidade de saúde.

A reunião também discutiu o  abastecimento do HGV em relação aos insumos, Equipamentos de Proteção Individual e medicamentos.  De acordo com o secretário Florentino, a preocupação do governo é conseguir atender à população piauiense diante do aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus em todo o Estado.

Os últimos números da Secretaria de Estado da Saúde mostram um aumento no número de casos de Covid-19 no Piauí e na ocupação dos leitos.  Inclusive, a taxa de ocupação das UTIs está preocupando os integrantes do Centro de Operações Emergenciais (COE), após o período carnavalesco.

“Ontem aumentamos mais cinco leitos de UTI Covid no Hospital de Piripiri e estamos estudando também essa ampliação em Parnaíba e Floriano”, diz o secretário Florentino.

O diretor- geral do HGV destaca que, diante da situação preocupante, a hospital, que é maior do Piauí, deve estar  preparado para ampliar o número de vagas na UTI e enfermarias Covid.

"Estamos enfrentando um momento difícil, por conta do crescimento dos casos da doença no estado. Temos que nos preparar para receber os pacientes " explica Osvaldo Mendes, diretor-geral do HGV.

Diretores  da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, entidade que gerencia o HGV,  também participaram da reunião. 

Segundo a diretora financeira da Fepiserh, Natália Pinheiro, o HGV tem capacidade para aumentar em até 40 o número de leitos Covid-19, caso seja necessário, e a Sesapi garantiu o custeio dessas novas unidades, tanto para os insumos, quanto para o pessoal. 

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 783 casos confirmados e seis óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta sexta-feira.

Os casos confirmados no Estado somam 169.186 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.238 e foram registrados em 208 municípios. Até agora, morreram 1.896 homens  e 1.342 mulheres. 

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 571 ocupados, sendo 338 leitos clínicos, 216 UTIs e 17 em leitos de estabilização.


Izabella Pimentel
[email protected]

Imprimir