Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária multa fábrica por uso de ovos e queijo sem inspeção

Imprimir

Fiscais da Vigilância Sanitária de Teresina percorreram quatro estabelecimentos que lidam com gênero alimentício e encontraram profissionais utilizando 3.150 ovos e 84 Kg de queijo sem inspeção. O órgão vai intensificar as fiscalizações no período que antecede a Semana Santa e pede que a população tenha cuidado ao consumir esse tipo de alimentos por conta do perigo de contaminação por salmonela, uma bactéria que causa vários tipos de doenças intestinais.

De acordo com a fiscal e nutricionista da Vigilância Sanitária, Jeanyne Seba, conta que os ovos apreendidos estavam trincados, sujos de sangue e fezes. “Esses ovos foram adquiridos em granjas porque custam mais barato. Os proprietários do estabelecimento sabiam que não poderiam utilizar produtos que não passaram por inspeção. Por isso, da próxima vez que o estabelecimento for fiscalizado e for flagrado utilizando ovos de granja ou qualquer outro produto sem a inspeção devida, ele será fechado”, explica.

Foi a primeira vez que a Vigilância apreendeu ovos de granja nesse tipo de estabelecimento. Neste caso, não foi aplicada multa. Porém, em relação ao queijo, foi aplicada uma multa de R$ 3.500. O estabelecimento já havia sido multado anteriormente pelo mesmo motivo. 

Os proprietários tiveram que assinar um termo de advertência, que contém várias diretrizes estabelecidas pela fiscalização para que sejam cumpridas num prazo de cinco dias.

Uma nova fiscalização será feita no fim deste prazo e, em caso de não cumprimento, configura mais um motivo para a interdição do estabelecimento.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: