Cidadeverde.com
Vida Saudável

Cuidados necessários quando a criança quebra o dente

Imprimir

Foto: Arquivo Pessoal

Criança em casa é sinônimo de correria, brincadeira e muita diversão. Principalmente entre os mais agitados, é comum alguns arranhões nos joelhos e manchas arroxeadas na canela, que surgem nas partidas de futebol ou em esbarrões em móveis, por exemplo. Às vezes, alguns até mesmo quebram um dente. Mas o que fazer nesse momento?

De acordo com os especialistas, é possível até fazer o reimplante em determinados casos. Para isso, algumas ações são necessárias. O primeiro passo é pegar o dente pela coroa. Nunca encoste na raiz do dente. Na sequência, ele deve ser colocado em um soro fisiológico. Segundo os especialistas, não é necessário lavar.

Caso não tenha o líquido em casa, uma alternativa é colocar o dente em um copo com leite, já que o produto é esterilizado antes de ser embalado. Na ausência das duas opções, opte por água.

Outras orientações

Para a área lesionada, o ideal é fazer um bochecho com água. Na sequência, morda um pedaço de gaze para evitar que o sangue na região volte a escorrer pela boca.

Após esses procedimentos iniciais, é muito importante procurar um dentista imediatamente. A agilidade nesse momento aumenta as chances de o dente ser reimplantado, evitando também complicações posteriores.

Depois do procedimento, um acompanhamento se faz necessário. Isso porque a região pode infeccionar, em algumas situações. Por isso, siga as recomendações do profissional.

 

Estadão Conteúdo

Imprimir