Cidadeverde.com

Número de UBS para casos exclusivos de Covid-19 é reduzido; veja

Imprimir

Foto: divulgação FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reduziu de 20 para 13 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) específicas para síndromes gripais e casos relacionados à Covid-19. De acordo com o órgão, a mudança é baseada em uma pesquisa que constatou queda no número de atendimentos que saiu de 54.601 em dezembro do ano passado para 27.887 até o momento. O redimensionamento chama atenção porque acontece no mesmo momento em que há um aumento de casos.  No início da semana foi anunciado que os hospitais públicos de Teresina chegaram a 100% de ocupação dos leitos de UTIs destinados a pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

 

VEJA LISTA DE UBS 

Zona Norte: UBS Real Copagre e UBS Santa Maria da Codipi;

Zona Leste: UBS Taquari e UBS Gurupi; 

Zona Sudeste: UBS Todos os Santos e UBS Carlos Alberto Cordeiro;

Zona Sul: UBS Parque Piauí, UBS Monte Castelo, UBS Hugo Prado, UBS Irmã Dulce, UBS São Pedro, UBS Dagmar Mazza e UBS Betinho.


“A reorganização serve para oferta de outros serviços nas outras 80 UBS como acompanhamento de pré-natal, atendimento aos hipertensos e diabéticos, vacinação, atendimento às pessoas em tratamento de tuberculose e hanseníase, oferta de exames de citologia para controle do câncer uterino, entre outras atividades”, explica Ayla Calixto, da Diretoria de Ações Estratégicas da FMS.

Ao todo, Teresina possui 93 Unidades Básicas de Saúde e 260 Equipes de Saúde da Família. Por causa da pandemia, 20 UBS passaram a fazer atendimento exclusivo para casos suspeitos de Covid-19 em apoio à rede hospitalar para que não sobrecargar o atendimento nos ambulatórios. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais