Cidadeverde.com

Sintetro acionará Ministério Público contra venda de vales-transportes pelo Setut

Imprimir

Foto: Ascom

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro) informou, nesta segunda-feira (1º), que vai acionar o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) contra a venda de vales-transportes pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), que, conforme denunciam os trabalhadores, está faturando sem prestar serviço aos usuários. O sistema de transporte coletivo está desde 8 de fevereiro em greve.

O Sintetro também acionará o Ministério Público do Trabalho (MPT) para assegurar que a Prefeitura de Teresina repasse, diretamente aos trabalhadores, por meio do Sindicato, valores referentes aos salários e benefícios da categoria que estão em atraso, sem que seja necessário o intermédio do Setut. A posição do Sintetro foi tratada, nesta segunda, em reunião com o deputado Franzé Silva (PT), que tem acompanhado a questão e orientado os trabalhadores.

O parlamentar observa que “motoristas e cobradores estão passando fome, pois estão sem receber seus salários e outras garantias. Do outro lado, estão os empresários, que continuam faturando com a venda de vales-transportes, ou seja, os recursos estão entrando nas empresas, mesmo com o sistema parado. Os ônibus estão nas garagens, sem gastar combustível, sem gastar dinheiro, sem pagar pessoal e faturando. Essa greve está sendo, portanto, muito vantajosa para os empresários”.

Franzé pontua, ainda, que “os usuários estão pagando transporte alternativo mais caro e passando mais tempo de espera nas paradas de ônibus. O sofrimento é 100% dos usuários e trabalhadores. Por isso, estamos orientando o Sintetro a procurar o MPE e MPT para efetivar, primeiro, a suspensão da venda de vale-transporte pelo Setut. Segundo, para obrigar a prefeitura a pagar diretamente para o Sindicato os direitos dos trabalhadores”.

O presidente do Sintetro, Ajuri Dias, assinala que “tivemos a ideia colocar as assessorias jurídicas do Sindicato e do deputado Franzé para que entremos com ações junto ao Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho, com o objetivo de denunciar o formato que o Setut está utilizando na venda de vales-transportes e vales-estudantis e, ao mesmo tempo, possamos adquirir, diretamente, o recurso que a prefeitura tem que passar aos trabalhadores”.

Veja nota do Setut sobre o caso

O SETUT esclarece que a quantidade de vales-transportes vendidos no sistema de transporte de Teresina, varia mensalmente conforme a procura pelos empregadores. Nesse momento é baixa a venda, pois como o sistema se encontra em greve deflagrada pelo sindicato dos motoristas, é notório que não há ônibus para que o usuário possa utilizar seu vale-transporte.

Importante lembrar, também, que os valores correspondentes aos vales-transportes só chegarão às empresas, caso elas prestem os seus serviços aos usuários, e infelizmente isso não está acontecendo porque o sindicato dos motoristas tem diariamente impedido os ônibus de saírem das garagens das empresas para servirem aos milhares de usuários.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais