Cidadeverde.com
Últimas

Piauí tem cinco mil mandados de prisão aguardando cumprimento

Imprimir

O coordenador da Divisão da Capturas da Polícia Civil, delegado Williame Moraes, informou em entrevista à TV Cidade Verde,que o Piauí tem cinco mil mandados de prisão aguardando cumprimento. O número é bem maior que a quantidade de vagas disponíveis no sistema prisional e a situação preocupa.

Mais de 60% dos mandados são por roubo qualificado e 30% de sentença condenatória. Por causa das poucas vagas, a Dicap mantém diálogo com a Sejus para evitar que haja mais prisões do que vagas.

"A gente tem um bom contato com a Secretaria de Justiça e sempre que a gente vai fazer uma operação que tem  número significativo de pessoas que podem ser presas a gente liga, faz o alerta, já comunica sobre a quantidade de presos",explica o coordenador. 

Muitos destes mandados são contra pessoas que já estão no sistema prisional.  
  
"A gente tem 5 mil mandados de prisao. Sempre fazemosuma triagem dos mandados ue chegam da justiça. Hoje eu tenho 40 mandados de prisões de pessoas que estão no sistema prisional. 40 que eu fiz a triagem ,mas tenho certeza que tem mais",acrescenta o coordenador da Dicap. 

Foto: Roberta Aline


Em média a Dicap faz duas operações de cumprimento de mandados de prisão por mês.

"Nós damos prioridades por tipo de crime. Semana passada fizemos operações com mandados por roubo qualificado, homicídio e estupro. A gente tira essas pessoas mais perigososas do seio da sociedade para que ele possa responder pelos seus crimes", acrescenta o delegado Williame. 


Izabella Pimentel com informações do Jornal do Piauí
[email protected]

Imprimir