Cidadeverde.com

Alepi comemora 186 anos de Batalha e exibe filme da TV Cidade Verde

Imprimir

A Assembléia Legislativa realizou sessão solene nesta quinta-feira (12) para marcar os 186 anos da Batalha do Jenipapo. O autor do requerimento convocando a sessão, deputado João de Deus (PT), fez a saudação aos convidados.
 
Em seguida, o deputado passou a palavra para o diretor-presidente da TV Cidade Verde, Jesus Filho, que fez um relato histórico do que foi a batalha e do projeto que expôs para o povo do Piauí, do Brasil e do mundo o acontecimento que envolveu trama política e estratégia militar, que culminou com a expulsão dos portugueses, comandados por Fidié.

Um trecho do documentário de 1 hora e 50 minutos de duração, exibido no ano passado e reprisado ontem no Senado Federal, foi exibido para os presentes.


O doutor em História pela PUC-MG e vice-reitor da Ufpi (Universidade Federal do Piauí), Edvar de Alencar Castelo Branco, disse que a exposição de Jesus Filho tornou mais difícil a missão dele de contar a história da Batalha do Jenipapo.
 
Edvar Castelo Branco lembrou Caio Prado Júnior, que tem uma frase que todo dia 13 de março deveria ser lembrada. “Os historiadores ao estabelecerem os marcos cronológicos com os quais assinalam a evolução social e política dos povos levassem em consideração os aspectos íntimos dos fatos e não apenas os aspectos externos e formais, a independência do Brasil seria antedata em 14 anos”, escreveu. “Os 13 de março está arraigado com a Constituição do Povo do Piauí e de nação brasileira. O 13 de março não deve ser dito em nome da piauiensidade”, acrescentou o historiador.
 

TV Cidade Verde é homenageada

O diretor-presidente Jesus Tajra Filho falou da importância do documentário como fonte de divulgação da história do Estado. “Da batalha até a prisão de Fidié em Caxias é praticamente o final do processo de Independência do Brasil. Nós nos baseamos em quatro livros para fazer a produção. Transformamos a linguagem densa dos livros de História em uma linguagem mais acessível. A TV Cidade Verde vai exibir amanhã mais uma vez essa uma hora e 50 minutos de História”, declarou Jesus Filho.

Para o deputado João de Deus, a produção é de grande importância porque é um registro da história do Piauí. João de Deus elogiou a qualidade do trabalho de produção, exaltando a fidelidade do registro aos fatos históricos.

O documentário é resultado de um grande trabalho de pesquisa. Na produção foram envolvidos vários profissionais. Algumas cenas foram gravadas em Portugal. A reapresentação especial acontecerá nesta sexta (13), ao meio dia.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: