Cidadeverde.com

Empresários chegam a São João e vão investir em uva piauiense

Imprimir
O governador Wellington Dias e o vice-governador Wilson Martins recepcionaram na manhã desta quinta-feira (12), em São João do Piauí, 40 fruticultores pernambucanos da região do Vale do São Francisco que vieram conhecer as potencialidades da região para a fruticultura irrigada.
 

No clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o governador destacou as vantagens que o município de São João do Piauí, na região do semiárido, oferece a quem quiser investir na produção de frutas, citando o exemplo do assentamento Marrecas, que hoje produz uva de qualidade a partir de uma experiência piloto incentivada pelo governo.

Durante a solenidade, o superintendente regional do Banco do Brasil, Vivi Reis, e o representante do Banco do Nordeste, Vicente de Paula, garantiram que os dois bancos dispõem de linhas de financiamento para os pioneiros que quiserem se instalar na região. Os fruticultores poderão dispor de financiamentos com oito anos para pagamento com três anos de carência.

Adiantou que a agência do BB em São João do Piauí está à disposição tanto de agricultores familiares como empresariais. Segundo ele, o próprio gerente da agência do município tem condições de decidir solicitações de empréstimos de até R$ 300 mil, sem necessidade de interferência da superintendência regional.

O superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Guilherme Almeida, que também participou do encontro, disse que a fruticultura exige dedicação e que o órgão apoia o Governo do Piauí nessa iniciativa de transformar a região de São João do Piauí num grande polo de fruticultura irrigada.

Já o deputado federal Marcelo Castro, que produz manga e banana há mais de dez anos no município de João Costa, próximo a São João do Piauí, disse que o Estado oferece todas as condições para a fruticultura irrigada. "Além de muita água, sol e solo de qualidade, temos mercado consumidor", disse.

Para ele, uma das grandes vantagens do Piauí sobre Pernambuco é a água fácil. "Aqui, um poço tubular com apenas 100 metros de profundidade garante água suficiente para irrigar por aspersão uma área de 20 hectares, ou 40 hectares pelo sistema de irrigação localizada".

O vice-governador Wilson Martins destacou que o solo do Piauí é de excelente qualidade, por ser profundo e arenoso, permitindo que se produza até 40 toneladas de uva por hectare. "Precisamos da experiência dos fruticultores do São Francisco para consolidar nosso polo", concluiu.
 
 
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: