Cidadeverde.com

Themístocles Filho defende união de poderes para governo adotar "medidas mais duras" contra a covid-19

Imprimir

Foto: Divulgação/Alepi

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themistocles Filho (MDB), em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (10), fez um desabafo sobre a situação da Covid-19 no Estado e cobrou a adoção de “medidas mais duras”. 

O deputado, que já perdeu um genro e uma tia para a Covid-19, viu seu motorista, Josafá dos Santos Reis, também diagnosticado com coronavírus, morrer na noite de ontem (10) à espera de um leito de UTI.

“Precisamos resolver este problema. Meu motorista, que já estava ao meu lado há mais de vinte anos, morreu sem conseguir um leito de UTI. Não tinha. Assim como outras famílias, fizemos todo o esforço possível para conseguir um leito de UTI, mas rapidamente ele faleceu. Este é um problema do Piauí e do Brasil como um todo”, lamentou o presidente.

O presidente Themístocles Filho defendeu que para o governador Wellington Dias decretar medidas mais rígidas, como um lockdown total, é  preciso a união entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.  O endurecimento  nas restrições foram defendidas pela maioria dos deputados. Alguns abordaram a necessidade de fechamento associado às ações governamentais para assistência popular, como  a não cobrança de contas de energia ou água dos mais pobres, até auxílio financeiros.

 “O governador, qualquer governador, fica preocupado na hora de adotar medidas mais drásticas. Como por exemplo, na hora que ele fala em lockdown, muita gente fica contra o governador. Então, para que o governador tome uma medida dura, uma medida dura pela vida que considero a favor da vida, tem que  juntar Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, Assembleia, todos! Eu espero que o governador, que os deputados, possam clarear na cabeça de cada homem e cada mulher do Piauí que isso é importante", analisou o deputado Themístocles Filho.

O deputados Themístocles também cobrou a aquisição de medicamentos e de testes para detectar Covid-19.

“Temos que agir rápido porque se não fizermos isso a situação vai complicar ainda mais. Há testes que recebemos o resultado em 15 minutos, então fica mais fácil detectar e acompanhar. É preciso fazer uma avaliação e precisamos de mais testes, medicamentos e vacinas”, acrescentou o parlamentar.  

Além dos deputados, a reunião virtual contou a participação do governador Wellington Dias, do secretário de Saúde,Florentino Neto, do presidente do Tribunal de Justiça, da procuradora Geral de Justiça, Carmelina Moura e representantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE).

Flash Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais