Cidadeverde.com

Conselho vai acompanhar preparativos para 200 anos da Independência do Brasil

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta sexta-feira (12) que foi criado o “Conselho da Independência” para que o Executivo acompanhe ao longo de todo o ano os preparativos para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil em 2022. 

“Criamos aqui um Conselho da Independência e vamos juntos trabalhar para nos preparar bem e conhecer esses 200 anos até a independência”, disse o governador ao participar do lançamento do projeto especial 200 anos da Independência do Brasil, da TV Cidade Verde.

Para o governador, a luta do Piauí pela independência encorajou outros estados. “A conquista da independência para o Piauí também significou a independência para o Brasil. Ela encorajou maranhenses. O Ceará já tinha aderido. Vencemos pela astúcia. Quem tem orgulho da história, do passado, se sente mais firme, encorajado no futuro”, declarou Wellington Dias, ressaltando a força do nordestino, como os que lutaram a Batalha do Jenipapo, por exemplo.

“Do 13 de março eu destaco esse lado da força do nordestino. A gente vive em uma região onde viver é um desafio. A vida nunca foi fácil no Piauí, por isso o piauiense é mesmo esse herói. Por isso que, quando ele sai do estado, se destaca naquilo que é o seu talento”, afirma.

Foto: Dantércio Cardoso

Segundo o governador, comemorar os 200 anos de independência é fazer uma viagem no tempo.
 
“Imagino a gente fazer uma viagem na história. O que aconteceu de lá para cá na economia, educação, no social, na saúde”, disse.

O projeto da TV Cidade Verde lançado hoje inclui a exibição de uma minissérie sobre a Batalha do Jenipapo, com 10 capítulos, uma iniciativa pioneira de Alexandre Melo em parceria com a emissora.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais