Cidadeverde.com

Vacinação das pessoas com deficiência inicia na próxima semana

Imprimir

Roberta Aline

A Secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) informam que a vacinação das pessoas com deficiência deve iniciar na próxima semana, de acordo com o calendário de cada município.

Inicialmente serão vacinadas as pessoas com deficiência com mais  de 60 anos e com alguma comorbidade ou institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada através de atestado ou laudo médico.

A Secretaria de Saúde vai enviar as doses pra esse público específico ainda esta semana, para os municípios.

No próximo domingo, dia 21, Dia Internacional da Síndrome de Down, será feita uma ação simbólica com a vacinação de uma pessoa de cada segmento de deficiência, marcando, simbolicamente, o início da vacinação.

A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra Covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº l7.486, proposta pelo deputado Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias. A medida, pioneira no Brasil, vai permitir a inclusão do novo grupo de prioridade sem afetar os grupos já definidos pelo Ministério da Saúde, porque vai utilizar um percentual da chamada reserva técnica dos lotes de vacinas.

As pessoas com deficiência devem acompanhar o calendário de vacinação do seu município, que sempre vai respeitar as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais