Cidadeverde.com

Dicas simples ajudam a lidar com as varizes

Imprimir

Causadas geralmente por fatores genéticos, as varizes costumam surgir principalmente em mulheres a partir dos 35 anos. Entretanto, os homens também sofrem com o problema.

Chamadas por alguns como veias doentes, as varizes apresentam um fluxo sanguíneo invertido a favor da gravidade quando estamos em pé. Isso se manifesta com o acúmulo de sangue no vaso, o que consequentemente provoca a dilatação.

O problema é constatado cinco vezes mais em mulheres. As varizes costumam atingir principalmente pessoas que costumam ficar muito tempo na mesma posição. Segundo levantamento, cerca de 40 milhões de brasileiros apresentam essas dilatações em algum grau.

Outros fatores

Apesar de a genética ser a causa mais comum, outros fatores também são importantes. Sedentarismo e obesidade fazem parte da lista, assim como o hábito de fumar. A situação também é comum entre as gestantes e as mulheres que usam anticoncepcionais.

Manter hábitos saudáveis é fundamental para combater as varizes. O primeiro passo é manter uma alimentação equilibrada. Além disso, é fundamental abandonar o sedentarismo e praticar atividade física. Afinal, o fortalecimento muscular faz toda a diferença.

Uma simples caminhada já contribui, ajudando o corpo a impulsionar o sangue das pernas para a região do abdômen, evitando o refluxo e possibilitando o retorno venoso adequado.

Outra dica é manter as pernas esticadas ou para cima nos momentos de repouso. Quem trabalha muitas horas sentado, é importante fazer intervalos, levantar e até mesmo caminhar um pouco. Quem sofre com varizes, é importante também consultar um médico especializado.

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais