Cidadeverde.com

Covid-19: HGV se prepara para abrir mais dez leitos de UTIs

Imprimir

Com 95% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva ocupados, o Hospital Getulio Vargas (HGV) se prepara para abrir mais 10 leitos na próxima semana. Com a ampliação, o HGV vai contar com 90 unidades. Destas,  70 são exclusivas para paciente com Covid-19. O HGV já atendeu quase mil pacientes com o novo coronavírus.

“Analisando os dados do estado e da capital, observamos um crescimento muito grande de pacientes graves necessitando de UTIs. Diante desse contexto, nós resolvemos abrir mais 10 leitos de UTI Covid e abastecer o estoque de oxigênio e medicamento. Já estamos com a UTI praticamente montada, até o final de semana, concluiremos tudo”, explica O diretor do HGV, Osvaldo Mendes.

 Segundo ele, mais importante que abrir leitos é manter as medidas restritivas. “A abertura de novos leitos é importante e salva vidas, mas é  importante que as pessoas se cuidem, com a adoção de medidas preventivas como praticar o isolamento social, uso de máscara e álcool gel para evitar a doença e não colapsar o sistema de saúde”,  destaca o diretor.

Mesmo com essa ampliação, o presidente da Fepiserh, órgão que gerencia o HGV, Ítalo Rodrigues, alerta para a importância do respeito ao lockdown e do distanciamento social para diminuir a taxa de transmissão do vírus, cada vez mais crescente. “Com esse esforço, vamos aumentar a demanda de leitos de UTI no estado. É a terceira ampliação em menos de um mês e, ainda assim, o sistema de saúde opera no limite. Isso significa que só abrir leitos não vai conter a pandemia, é preciso manter os cuidados preventivos para evitar a disseminação do vírus”.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais