Cidadeverde.com

Semana Santa será sem procissão e rito de lava-pés; veja a programação

Imprimir

 

A Arquidiocese de Teresina publicou as orientações para as celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal em virtude do tempo de pandemia da COVID-19, que obedecem aos protocolos sanitários que devem ser seguidos para garantir a segurança dos fiéis e evitar a disseminação do novo coronavírus. No Domingo de Ramos não haverá a procissão. Na quinta, a recomendação é de não realizar o rito do lava-pés nem a transladação do Santíssimo Sacramento. Veja detalhes:
 

  • Durante todo o período, que iniciará no próximo domingo (28), a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração. 
  • O documento, direcionado para todas as comunidades paroquiais, diaconias e áreas pastorais, também reforça a importância de as celebrações serem transmitidas por meio das redes sociais para que os católicos possam acompanhar cada momento.
     
  • No Domingo de Ramos não haverá procissão e os fiéis devem levar os ramos que serão abençoados diretamente nas mãos de cada pessoa.
     
  • Seguindo as indicações práticas da Comissão, recomenda-se que na celebração da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) não seja realizado o rito do lava-pés e nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração deve ser conservado no tabernáculo como de costume.
     
  • Já na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa) não acontecerá o tradicional beijo da Cruz. E na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas através dos decretos governamentais.
     
  • Já na Sexta-Feira Santa é celebrada a Paixão do Senhor, o ato de sacrifício redentor na cruz, e no Sábado Santo a Solene Vigília Pascal, que é o centro de todo o ano litúrgico. “Cristo que muitas vezes anunciou a sua morte, todas as vezes anunciou também a sua ressurreição e nós celebramos exatamente no Sábado Santo”, destacou. No domingo, o dia do Senhor, os cristãos se alegram pela ressurreição, a vitória de Jesus Cristo sobre a cruz.

Todas as recomendações estão disponíveis aqui.


“Eu gostaria deixar o meu abraço e dizer da minha saudade de estar mais próximo, mas nós estamos vivendo momentos não apenas de apreensão, mas momentos difíceis realmente, como se fossemos um barco perdido no meio da tempestade.  É um direito e dever nossos de celebrarmos os Ministério. Entretanto, temos a obrigação e o dever de respeitarmos as orientações de distanciamento, os protocolos e as normas”, comenta o vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista.

Foto: Roberta Aline

Programação da Catedral de Nossa Senhora das Dores:

  • Domingo – 28.03.21


Não haverá procissão de Ramos 

07h30 – Missa de Ramos (presidida por Dom Jacinto Brito)
17h – Missa de Ramos
 

  • Segunda-feira – 29.03.21

18h – Missa do Crisma (presidida por Dom Jacinto Brito)
 

  • Quinta-Feira Santa – 01.04.21

Não haverá o rito do lava-pés

18h –  Missa da Ceia do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)
 

  • Sexta-Feira Santa – 02.04.21

15h00 – Celebração da Paixão do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)
 

  • Sábado Santo – 03.04.21

19h00 – Solene Vigília Pascal (presidida por Dom Jacinto Brito)
 

  • Domingo – 04.04.21

7h30 e 9h30 – Missa de Páscoa
18h – Missa de Páscoa (presidida por Dom Jacinto Brito)



Carlienne Carpaso (Com informações da Arquidiocese de Teresina)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais