Cidadeverde.com

Entenda a importância de medir a circunferência abdominal

Imprimir

O corpo ideal é aquele que faz a pessoa se sentir bem. Afinal, para ser feliz ninguém é obrigado a seguir determinados modelos estéticos. Apesar disso, alguns cuidados são necessários para evitar que o excesso de peso se transforme em complicações para a saúde.

O excesso de gordura no abdômen fica acumulado perto de órgãos como: fígado, rins e coração. Com isso, o bom funcionamento do corpo pode ser comprometido por causa desse peso extra.

Para conseguir um indicativo de que essa gordura pode causar problema basta medir a circunferência do abdômen. O risco de desenvolver doenças cardiovasculares, por exemplo é maior para os homens com mais de 94 centímetros de circunferência. Já para as mulheres precisam ter atenção redobrada a partir dos 80 centímetros.

Orientação

Além de prejudicar o coração, a gordura abdominal é responsável por outras complicações de saúde, como os problemas hepáticos, por exemplo. Por isso, é muito importante manter hábitos saudáveis e consultar periodicamente um médico para uma avaliação geral.

A obesidade está relacionada tanto com fatores genéticos quanto ambientais, como sedentarismo e má alimentação. De acordo com especialistas, a gordura abdominal pode atingir todas as faixas etárias, incluindo as crianças.

Entre os adultos, o risco é maior. Isso porque existe a possibilidade da combinação com outras complicações para a saúde, como diabetes e hipertensão. Por isso, lembre-se de consultar um médico, evite o sedentarismo e mantenha uma dieta saudável e equilibrada.

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais