Cidadeverde.com

Real Sociedad vence rival Athletic Bilbao e ganha edição 2019/2020 da Copa do Rei

Imprimir

O maior clássico da região do País Basco valeu o título da edição 2019/2020 da Copa do Rei. Com a decisão reagendada há mais de um ano por causa da pandemia do novo coronavírus, Real Sociedad e Athletic Bilbao mediram forças neste sábado e o time de San Sebastián levou a melhor por 1 a 0, no estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha. 

A conquista encerra um jejum de 34 anos sem taças de expressão para a equipe. A final tão aguardada entre os rivais foi concretizada em março do ano passado. Mas, em razão da pandemia da covid-19, teve de ser adiada.

As duas equipes tentaram ao máximo postergar ainda mais o confronto, na esperança de que houvesse público nos estádios, mas a disputa teve de ser realizada neste sábado. 

O Athletic Bilbao ainda disputa a final da edição 2020/2021 contra o Barcelona, no próximo dia 17, também em Sevilha.

O único gol da partida saiu aos 18 minutos do segundo tempo com o capitão da Real Sociedad, Mikel Oyarzabal, cobrando pênalti sem chances para o goleiro Unai Simón. A penalidade ocorreu, pois Inigo Martinez derrubou o meia espanhol Portu dentro da área. 

O defensor, que é cria da base da equipe de San Sebastián e foi vendido por 32 milhões de euros em uma negociação controversa em 2018, foi punido com o cartão vermelho. Porém, o juiz consultou o VAR e reduziu a pena para cartão amarelo.

Mesmo jogando fora de casa, os comandados do técnico Imanol Alguacil foram melhores por boa parte do jogo. O Athletic Bilbao, por outro lado, não conseguiu explorar sua arma forte, que é seu contra-ataque. 

O time ainda teve algumas pequenas chances no segundo tempo, mas sem grandes ameaças. Esta foi a quinta derrota seguida em finais da Copa do Rei para o time de Bilbao. Mas eles ainda têm mais uma chance para quebrar este tabu diante do Barcelona.

Antes da partida, torcedores do Athletic Bilbao entraram em confronto com a polícia da cidade basca, que estava trabalhando para evitar grandes aglomerações em razão dos protocolos sanitários para conter a covid-19. 

Vídeos nas redes sociais mostram torcedores colocando fogo em latas de lixo e atirando garrafas de vidro nas autoridades que tentavam conter as manifestações ao redor do estádio Novo San Mamés, em Bilbao.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais