Cidadeverde.com

TCE faz intervenção em cidades com dívidas de água e energia

Imprimir

As históricas e milionárias dívidas de prefeituras do Piauí em relação a contas de água e energia motivaram o Tribunal de Contas do Estado a tomar uma medida drástica. O tribunal decidiu intervir e a partir de agora, as prefeituras que tiverem inadimplentes serão impedidas de receber recursos do governo federal e estadual. Os prefeitos que insistirem poderão ser multados. É uma intervenção inédita no Brasil.

 

De acordo com o conselheiro substituto do TCE, Jailson Campelo (foto), em entrevista ao Jornal do Piauí, “o tribunal oficiou à Cepisa e à Agespisa que enviem a lista das prefeituras inadimplentes e o montante que cada uma deve para que o tribunal acompanhe de perto a situação de cada uma”. O TCE irá mediar acordos entre os prefeitos e as duas empresas e monitorar se os financiamentos estão sendo cumpridos à risca.
 

 

Os prefeitos inadimplentes poderão ser multados e terem suas contas reprovadas pelo TCE, tornando-se inelegíveis. E as prefeituras, para conseguirem firmar convênios com o Estado e a União, deverão conseguir certidões negativas.

 

“O gestor deve seguir a Lei de Responsabilidade Social, que diz que o gestor é obrigado a honrar com seus compromissos e não deixar dívidas para o seu sucessor. A lei diz que ele pode pegar até um ano e quatro meses de prisão”, salienta.

 

 

Leilane Nunes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: