Cidadeverde.com

Candidato é multado após mentir para juíza e acaba impugnado

Imprimir
A juíza de São Raimundo Nonato, Mara Rúbia Costa Soares Machado, decidiu manter a inelegibilidade do candidato a prefeito de Anísio de Abreu, Auricélio Ribeiro (PDT), por não prestação de contas em 1999, quando era prefeito de Jurema. De quebra, a coligação "A Vitória que o povo quer" ainda ganhou multa de cinco salários mínimos por faltar com a verdade em juízo na defesa do processo. A decisão saiu na última sexta-feira (13), e cabe recurso.
 
 
Na eleição em outubro de 2008, Abmerval Gomes Dias, o Merval (PTB) ficou em segundo lugar com 1.971 votos. Os votos nulos somados aos de Auricélio chegaram a 3.192. O caso já chegou ao Tribunal Superior Eleitoral, mas voltou de Brasília para apresentação das alegações finais. Em São Raimundo, a Justiça voltou a indeferir a candidatura, mas o Tribunal Regional Eleitoral devolveu o processo para que duas testemunhas fossem ouvidas.
 
Na defesa, uma testemunha teria atestado a entrega da prestação de contas no Ministério da Educação em 20 de fevereiro de 1999. Os advogados de Merval contestaram a informação alegando que as delegacias do MEC foram extintas no final de 2008 por decreto presidencial. Para completar, a data apresentada era um sábado, sem expediente formal. O Cidadeverde.com tentou contatar para comentar a decisão a juíza e pessoas ligadas a Auricélio, mas sem sucesso.
 
O advogado de Merval, Rogério Dias Nunes Neto, afirma estar tranquilo por considerar Auricélio inelegível, e em segundo lugar pelo fato do candidato do PDT se enquadrar nos casos de "prefeitos itinerantes", que se elegeram em municípios diferentes. Caso seja derrotada na Justiça Eleitoral, a chapa "Juntos pelo bem de Anísio de Abreu" promete recorrer alegando o fato que já tirou o registro de candidatos em Alagoas.
 
Desde o início do ano, por conta da pendência na Justiça, quem governa a cidade é o presidente da Câmara, Carlos Augusto Antunes da Silva, o Augustão (PMDB). Mais de três meses depois da posse, ele ainda deve ficar algumas semanas no cargo. Advogados de Auricélio já ingressaram com recurso, e o novo prefeito só assumirá após decisão na última instância: o TSE.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: