Cidadeverde.com

Rebelião no CEM destruiu 80% das alas de alojamentos; 20 continuam foragidos

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Uma semana após rebelião, os prejuízos no Centro Educacional Masculino (CEM) ainda estão sendo contabilizados. O relatório com os danos materiais está previsto para sair até o fim desta semana. Sem ter como mensurar valores, Ricardo Silva, diretor da unidade que abriga menores infratores, disse ao Cidadeverde.com que apenas duas, das dez alas de alojamentos, não foram destruídas e dos 45 adolescentes que fugiram, aproximadamente 20 ainda não foram localizados. 

"O engenheiro da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) foi ao CEM ontem (20). Ele está fazendo o relatório e vai repassar o balanço do prejuízo à Diretoria das Unidades de Atendimento Socioeducativa (Duase). Os adolescentes que fugiram estão sendo recapturados e, praticamente, a cada dia, chega mais um", explica Ricardo Silva, coordenador geral do CEM. 

Ele avalia que a rebelião não teve uma causa aparente e que das 115 vagas disponíveis, 99 estavam ocupadas. Ele explica que, em média, cada alojamento abriga três adolescentes. 

"Não tinha superlotação. Eles estavam tendo aulas pedagógicas, oficinas culturais, parte esportiva e seis alimentações por dia", pontua o coordenador do CEM. 

Com apenas duas alas após a rebelião, o que totaliza aproximadamente 20 alojamentos, houve transferência de adolescentes para o Centro de Internação Provisória (Ceip), zona Sudeste, para o Centro de Defesa do Cidadão (CDC), zona Sul. 

O CEM é a única unidade de internação no Piauí. A rebelião ocorreu no ultimo dia 14.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais