Cidadeverde.com

Cirurgia bariátrica: orientações e cuidados necessários

Imprimir

Falta de atividade física, alimentação desequilibrada e, também, complicações de saúde podem transformar crianças em adolescentes obesos. Em muitos casos, a mudança de hábitos permite a eliminação do peso extra, contribuindo com a qualidade de vida. Entretanto não existe milagre. É necessário tempo. Entre as alternativas, a cirurgia bariátrica aparece como uma solução. Mas é preciso cuidado.

Através do Sistema Único de Saúde a cirurgia é permitida a partir dos 16 anos. Já nas clínicas particulares não existe limite de idade. Tudo depende da avaliação do médico e da liberação da família. Apesar disso, muitos cuidados são necessários. Afinal, mente e corpo precisam estar preparados para as mudanças.

Orientação

De acordo com especialistas, é preciso entender que a cirurgia bariátrica não pode ser considerada como um milagre. A redução do estômago deve ser encarada como a última solução. Afinal, é possível perder peso mudando hábitos e mantendo um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física.

Independentemente da idade, todo o paciente deve passar por avaliações rigorosas antes da cirurgia. Esse processo envolve análises físicas e, também, psicológica. Transtornos alimentares, por exemplo, precisam ser diagnosticados e tratados. Caso contrário, a cirurgia pode apresentar complicações posteriores.

Por isso, é importante contar com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. O primeiro passo é consultar um médico especializado. Além disso, lembre-se da importância em mudar o estilo de vida, mantendo uma alimentação saudável e a prática de atividade física regular.

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais