Cidadeverde.com

Pacientes com Covid-19 ganham prontuário afetivo no HUT

Imprimir

Foto:HUT

Um prontuário é o documento no qual os profissionais de saúde registram as informações do quadro clínico do paciente, já o prontuário afetivo traz informações individualizadas sobre o que cada paciente mais gosta, a ação começou a ser executada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nessa semana.

Nos leitos de enfermaria, a gerente de Enfermagem, Samara Laís, começou a fixar folhas de papel com apelido carinhoso, gostos, hobbys e pessoas especiais para o paciente. “Somos movidos a amor. Tentamos buscar essa humanização até mesmo na narrativa da pandemia”, declarou.

Para o psicólogo Eduardo Moita, o afeto traz melhorias na assistência, “são cuidados que vão além da rotina diária. Com o prontuário afetivo os profissionais criam um vínculo ampliando o sentimento de conforto e confiança com o paciente”, esclarece.

Para o médico Fábio Marcos, diretor-geral do HUT “a padronização de processos descritos no prontuário terapêutico é importante para a segurança enquanto o afetivo é um afago tanto para os pacientes quanto familiares. A família fica muito angustiada, com poucas informações e não pode fazer visita por causa do isolamento e esse vínculo melhora a assistência e a recuperação”, avaliou.

No Hospital de Urgência de Teresina há 94 leitos exclusivos para o tratamento da covid-19, sendo 56 enfermarias e 38 leitos de terapia intensiva (UTI).

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais