Cidadeverde.com

Governador lança nova etapa do Piauí Conectado e diz que chegará a todo o estado

Imprimir

Foto: Ascom

Na comunidade Árvores Verdes, localizada na zona rural de Teresina, cerca de 200 famílias recebem orientações sobre cuidados para evitar a Covid-19, através de lives organizadas pelo Grupo de Mães Gaivotas que Voam Longe (GMGVL). A entidade desenvolve programas sociais para a comunidade que envolvem também cursos de qualificação profissional para os jovens. Esse trabalho só foi possível por causa da implantação de internet banda larga pela PPP Piauí Conectado.
 
“Antes da internet, não tínhamos como conseguir nada. Criamos redes sociais e recebemos até mais doações de alimentos”, revela Luciene Priscilla Cruz dos Santos, diretora do projeto, destacando as mudanças ocorridas com a chegada da tecnologia que agora estará presente em todos os 224 municípios piauienses.
 
A nova etapa da parceria público-privada (PPP) prevê a implantação de fibra óptica em 100% estado. O termo aditivo que prevê a expansão foi assinado nesta sexta-feira (07) pelo governador Wellington Dias, a superintendente da Suparc, Viviane Moura, e o diretor-presidente da SPE Piauí Conectado, Emerson Silva. 
 
“Piauí Conectado é mais do que uma PPP de tecnologia. É uma parceria entre estado e iniciativa privada que está promovendo a maior revolução digital do país”, diz a superintendente Viviane Moura. “O acesso à banda larga em todo o território é desenvolvimento social e inclusão como nunca foi visto para áreas de Educação e Saúde”, completa.
 
Desde a assinatura do contrato com o governo do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC), a SPE Piauí Conectado cumpriu a meta de levar a tecnologia para 101 municípios com uma rede de mais de 1.500 km. “Nesta fase serão 123 municípios beneficiados com 6.052 km com uma rede de alta capacidade e previsão de finalizarmos a implantação até maio do próximo ano. Serão 900 pontos instalados em unidades do governo e praças públicas com a disponibilização de Wi-Fi gratuito para a população. Ao final desta fase o Piauí terá uma das redes de comunicação mais modernas do mundo e estará preparado para todas as tecnologias futuras”, ressalta Emerson Silva.
 
Nos primeiros dois anos de implantação da Piauí Conectado, a cobertura de internet no Piauí cresceu 125%, um número bem acima da média brasileira que foi 22%. Com essa expansão, o estado ficará 100% conectado por meio de fibra ótica, gerando melhorias na prestação do serviço público e na qualidade de vida da população. Municípios como Brejo do Piauí, Esperantina, Lagoinha e até Nazária, desmembrado da capital, não tinham acesso à Internet de fibra óptica.
 
“Estive em Guaribas recentemente e lá tem uma turma de alunos que está se formando em Administração. Eles não precisaram se deslocar para estudar, pois com a internet de alta velocidade tiveram acesso a tudo que precisaram. Uma cidade que antes passava fome, hoje tem suporte para ligar a população à educação”, comenta o governador Wellington Dias.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais