Cidadeverde.com

Professores de religião do Piauí querem deixar de ser “quebra galho”

Imprimir

Qual a importância do professor de religião e o que o ensino religioso pode contribuir para a aprovação no vestibular? De acordo com o professor Rolands Tavares, a disciplina vai além da rotina escolar, uma vez que aborda as diversas formas de manifestações culturais e religiosas locais e nacionais. Além disso, trabalha valores éticos e morais do ser humano e auxilia na identificação de distúrbios emocionais dos alunos. Então, qual o problema? “Falta a valorização profissional”, afirma.

Em todo o Piauí são cerca de 150 professores de religião, 60 só em Teresina que, segundo Rolands Tavares, carecem de apoio do Estado para participar de concursos. A categoria reivindica que os profissionais sejam efetivados no cargo para não serem desvalorizados dentro da própria escola. Por isso, um grupo de professores esteve reunido com o deputado João de Deus (PT) para levar reivindicações.

“O que queremos é ter a chance de sermos efetivados. Gostaríamos que o deputado intermediasse com o governo o nosso complemento em licenciatura. Como professor, o deputado entende nossa situação e é sempre presente quando solicitado. Nosso trabalho é cobrado nos vestibulares e conseguimos auxiliar alunos com problemas familiares e psicológicos. É um trabalho importante e que precisa ser visto”, declarou.

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa acolheu o pedido e já definiu agenda com o secretário de Educação, Antônio José Medeiros (PT), para tratar do assunto. João de Deus afirmou que a reivindicação é justa e que buscar a valorização dos professores é uma das ações do seu mandato.

“Tem professores com 10 anos e se nada for feito ficaram como eternos quebra galho. Eles são bacharéis em teologia, mas para serem efetivados precisam ter licenciatura em ciências religiosas. A idéia é buscar uma parceria com o Estado, através da UESPI para que eles façam as disciplinas complementares e assim garantir o direito de fazer concurso”, destacou.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: