Cidadeverde.com

Prefeitura alega imunização de rebanho e flexibiliza abertura de bares e restaurantes

Imprimir

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Teresina publicou decreto regulamentando o funcionamento do comércio na capital do dia 10 a 15 de maio. As lojas estão autorizadas a funcionar por 9 horas diárias. Já os shoppings abrem das 10h às 22h. Os bares e restaurantes também poderão funcionar até às 23h. No domingo, 16 de maio, o funcionamento do comércio se dará apenas por delivery ou drive-thru. 

Veja o decreto na íntegra

Para liberar o funcionamento das atividades comerciais, a Prefeitura de Teresina afirma no decreto que houve "um visível avanço na disponibilização de doses de vacina, o que tem possibilitado a chamada imunização de rebanho". 

Imunidade de rebanho é um termo utilizado para estabelecer qual porcentagem de uma população precisa ser vacinada, por exemplo, para que haja a imunização coletiva contra uma doença, no caso a covid-19.

Um estudo realizado pelo grupo de pesquisa interdisciplinar Ação Covid-19 mostra que, no Piauí, a imunidade de rebanho só será alcançada quando 43,34% da população receber as duas doses da vacina contra a covid-19. O estudo tomou como base o período entre 19 de março e 19 de abril de 2021.

Em Teresina, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, disse ao Cidadeverde.com que a imunidade de rebanho na capital só será alcançada com 75% da população vacinada. Atualmente, 15% dos habitantes de Teresina tomaram a primeira dose da vacina e apenas 8,5% a segunda. Os dados são do vacinômetro da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi).

"Ainda não chegamos à imunização de rebanho. Aqui seria em torno de 75%. Isso depende da mobilidade das pessoas. Se você tem uma cidade como São Paulo esse número é diferente. Aqui seria 75%, afirmou o presidente da FMS.

Leitos

No Decreto, a prefeitura afirma ainda que levou em consideração a ampliação no número de leitos hospitalares e que foi zerada a fila de espera.

Funcionamento de bares

Os bares e restaurantes poderão funcionar com som mecânico, instrumental ou apresentação de músicos, de 10 a 14 de maio, até às 23h.  Já no dia 15, esses estabelecimentos poderão funcionar com som mecânico, instrumental ou apresentação de músicos somente até às 20h, sendo permitida a apresentação de som mecânico até às 23h, desde que não gerem aglomerações.

O funcionamento de mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios funcionam até às 23h. 

Sobre as igrejas, no período de 10 a 16 de maio, está autorizado o funcionamento das mesmas com capacidade de público de 25%, em três celebrações diárias, com duas horas de duração.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais