Cidadeverde.com

Primeiros casos da variante indiana do novo coronavírus são confirmados no Maranhão

Imprimir

O governo do Maranhão confirmou nesta quinta-feira (20) que seis tripulantes de um navio estão com a variante indiana. É  a cepa B.1617 originada na Índia. 

As seis pessoas chegaram ao estado a bordo do navio da India, atracado no litoral do Maranhão. erca de 15 tripulantes testaram positivo para a Covid.

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula informou que 100 pessoas que tiveram contato com esses tripulantes serão testadas, acompanhadas e isoladas.

Um dos tripulantes é um indiano de 54 anos que deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís na sexta-feira, 14. Ele era um tripulante do navio MV Shandong da ZHI, embarcação que veio da Índia.

A notícia foi dada pela Secretaria de Comunicação (Secom) após coletiva de imprensa realizada nesta manhã com o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula. Mais informações sobre medidas preventivas e de contenção ainda serão divulgadas pela pasta.

A suspeita de que o paciente poderia ter a nova cepa surgiu após o homem apresentar sintomas de coronavírus e dar entrada na rede hospitalar. No primeiro comunicado, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) no domingo, a pasta informou que foi alertada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

 

Segundo as informações divulgadas, um teste já havia confirmado o diagnóstico, mas ainda não havia sido identificada qual cepa do coronavírus causou a doença. Uma amostra do vírus foi enviada ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará, para realizar o sequenciamento genômico.

'Preocupação Global'

Médicos e cientistas têm demonstrado preocupação com a variante indiana B.1617, que teria capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus. Ela foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma "preocupação global".

Nesta última semana, o governo Jair Bolsonaro decidiu proibir voos internacionais com origem ou passagem pela Índia, país que enfrenta uma crise decorrente de uma alta recorde de casos e mortes por covid-19. A proibição se soma a restrições da mesma natureza relativa a voos do Reino Unido e África do Sul.

Leia nota do Instituto Evandro Chagas

Investigação da ocorrência da Linhagem B.1.617 no estado do Maranhão.

No dia 17 de maio de 2021 o Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, recebeu 24 amostras oriundas do estado do Maranhão para a investigação da ocorrência da Linhagem B.1.617 (variante indiana) do SARS-CoV-2. As amostras foram coletadas de tripulantes do Navio MV SHANDONG DA ZHI, a partir da notificação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) da ocorrência de um caso de COVOD-19 naquela tripulação. Assim, a Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública realizou a coleta de amostras de secreção respiratória de 24 tripulantes. Do total de amostras analisadas pelo LACEN-MA e concomitantemente pelo LVR-IEC, 15 mostraram-se positivas para SARS-CoV-2.

Entre as amostras positivas no ensaio de RT-qPCR, seis atendiam os critérios para a realização da investigação da linhagem viral. Assim, realizou-se o sequenciamento genômico destas amostras pela Plataforma MiniSeq – Illumina, em seguida foi feita a análise de bioinformática e a submissão dassequências geradas à plataforma Pangolin (Phylogenetic Assignment Of Named Global Outbreak Lineages) v 2.4.2, para a classificação das linhagens detectadas nas amostras sequenciadas.

Os resultados obtidos permitiram identificar a ocorrência da linhagem B.1.617 do SARS-CoV-2, conhecida como variante indiana, que atualmente, de acordo com características genéticas, tem sido dividida em três sub-linhagens, sendo elas: B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3.

Tomando por base esta classificação, nas sequências analisadas foi identificada a sub-linhagem B.1.617.2, a qual tem se dispersado com mais eficácia atualmente, já tendo sido descrita em diversos países ao redor do mundo. E apresentam as alterações T19R, L452R, T478K, P601R e D950N da proteína Spike, que consistem em marcadores genéticos desta sub-linhagem.

A linhagem B.1.617 emergiu na Índia em dezembro do ano passado e recentemente foi reclassificada pela Organização Mundial da Saúde como sendo uma Variante de preocupação (VOC-Variant of Concern).

Vale ressaltar que são os primeiros casos desta variante no Brasil, contudo tratam-se de casos importados e todas as medidas de contenção necessárias foram realizadas pelos órgãos competentes. 

 

Nota da Secretaria Estadual do Maranhão

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Instituto Evandro Chagas (IEC) identificou a variante B.1.617.2, mutação do vírus da Covid-19 na Índia, na amostra da tripulação do navio “MV SHANDONG DA ZHI, ancorado na área de fundeio, em alto mar, na costa de São Luís.

No total, 15 tripulantes testaram positivo para Covid-19 e nove tiveram o diagnóstico negativo. Das seis amostras com maior carga viral para sequenciamento genômico enviadas ao IEC, todas apresentaram resultado positivo para B.1.617.2.

A Secretaria relembra que 23 tripulantes continuam em quarentena, isolados em cabines individuais, dentro da embarcação. Destes, dois apresentam sintomas leves e 12 continuam assintomáticos. Apenas um tripulante está fora do navio e segue internado em Unidade de Terapia Intensiva de hospital da rede privada na capital maranhense.

Quanto às medidas de vigilância dos contactantes do hospital privado, a SES informa que iniciou a testagem e mantém o monitoramento de todos os profissionais que tiveram contato direto e/ou indireto. A Vigilância Sanitária Estadual também notificou a empresa responsável quanto a proibição do navio atracar na área portuária, em São Luís.

Por fim, a SES comunica que o Ministério da Saúde (MS) já foi comunicado para adoção das medidas cabíveis e uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) está sendo deslocada para São Luís. Até o momento, não há identificação de transmissão local da variante indiana.

Fonte: Da Redação com informações do Estadão

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais