Cidadeverde.com

Indústria piauiense movimenta diversos setores e apresenta recuperação econômica

Imprimir

Foto: CIEPI

Em maio se comemora o Dia Nacional da Indústria, uma data importante para o setor piauiense. A cadeia produtiva no Piauí vem apresentando ao longo dos últimos anos uma recuperação econômica significativa, mesmo com o advento da pandemia de Covid-19. Dados divulgados pelo cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que o setor que mais contratou em março no Piauí foi a indústria (502 vagas), seguida do comércio (399) e agropecuária (213).

O segmento industrial é uma importante área contribuinte para o desenvolvimento econômico e está ligada a diversos setores como produção agrícola, indústria de transformação, construção civil, comércio, indústria cerâmica, dentre outros. O empreendedor argentino Frederico Musso investiu na indústria de grãos de trigo no Piauí e reforça que o setor industrial deve ser sempre o principal motor de desenvolvimento no país.

“Nós não temos dúvidas do potencial que tem no Piauí para implantação de novas indústrias e de aumento das que já estão em funcionamento, como é o nosso caso. Nosso empreendimento já possui vários projetos pela frente para conseguir verticalizar nossa produção, e conseguir uma maior eficiência nos processos. Convidamos os empreendedores a se aventurarem neste setor apaixonante, que transforma além das matérias primas, a vida das pessoas que participam dele ”, disse.

A Sondagem Industrial, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que os empresários encerraram abril com nível de estoque efetivo próximo do planejado. No Piauí, em março, por exemplo, o volume de produção das indústrias em relação ao mês anterior teve sua estabilidade medida em 51% no Piauí, percentual superior ao do mês de fevereiro que foi de 41,8% e superior também ao do Nordeste, com 43,8%.

Jorge Lopes, industrial da construção civil, defende o empreendedorismo e o setor produtivo do estado. “Nos últimos anos observamos um aumento do setor produtivo no estado, o que possibilitou o Piauí alcançar melhores posições na área industrial”, relata.

“O Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) tem incentivado o industrial piauiense com sugestões, planejamento estratégico e ações de valorização do setor. Nosso incentivo é de que os empresários arregacem as mangas, planejem e executem muitos planos de expansão da indústria e nas empresas, que precisam ser postas em prática. O otimismo gera um círculo virtuoso, interessante na economia e projeta que mais conquistas virão durante o ano de 2021”, ressalta Andrade Júnior, presidente do CIEPI.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais