Cidadeverde.com

Secretário João Henrique apresenta PPP do Lixo na Câmara de Teresina

Imprimir

Foto: Ascom

O secretário de Planejamento, João Henrique, participou de audiência com os vereadores de Teresina nesta quarta-feira (02). Na Câmara Municipal, ele apresentou o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Lixo da Capital. 

A prefeitura abre licitação para a contratação de uma empresa que irá operacionalizar o processo de coleta, transporte e tratamento de lixo na capital. Pelo projeto, a PPP terá validade entre 25 a 30 anos. 

Com a Parceria Público Privada, a prefeitura espera adequar o setor às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.  “É uma modernização da recepção e utilização do lixo domiciliar no sentido que possa gerar energia, que tenha um tratamento de forma correta. O projeto inclui ainda uma Associação para os catadores dando assim dignidade a todos. Esse trabalho de modernização estará sendo feito como em grandes cidades do país”, disse o secretário.

João Henrique afirma que o projeto trará melhorias para a vida das pessoas que trabalham como catadores no lixão de Teresina. “Primeiro a higiene. Um lixão a céu aberto é um local de contaminação permanente. As pessoas se contaminam com tudo. Saúde em primeiro lugar. Segundo vem a organização e em  terceiro lugar o que será agora  industrializado. Eles terão dignidade de vida e rentabilidade do trabalho aumentada”, afirma. 

O processo licitatório é conduzido pela atual Coordenadoria Especial de Concessões e Parcerias, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).

 

Lídia Brito
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais