Cidadeverde.com

“Doze pessoas foram presas por milícia privada no Sul do estado”, afirma o comandante da PM

Imprimir

Foto: Yala Sena

 

O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, informou ao portal Cidadeverde.com que 12 pessoas foram presas suspeitas de atuarem como “milícia privada” no Sul do estado. 

Entre os presos estão sete policiais militares do Maranhão, que foram detidos em flagrante, e cinco vigilantes.

“Eles se diziam vigilantes. Estão todos presos e já comunicamos ao comandante da PM do Maranhão, o corregedor já entrou em contato com a nossa Corregedoria e estão tentando fazer a transferência dos policiais para um Batalhão próximo de Uruçui. O juiz deve tomar decisão a cerca da transferência dos policiais”, informou o comandante. 

A denúncia foi feita por um proprietário de uma fazenda no município de Ribeiro Gonçalves ( a 560 km de Teresina que acionou a polícia. De acordo com relato do proprietário, os homens chegaram armados e obrigaram seus funcionários a derrubarem uma cerca que delimitava duas propriedades vizinhas. 

“Tomamos conhecimento da ação dessa milícia atuando em determinado grupo numa fazenda e os policiais do Piauí foram lá e confirmaram. Estavam armados expulsando moradores em determinado local e foram todos presos e encaminhados para a Delegacia Regional”. 

O comandante lembrou que a região enfrenta problema de grilagem de terras e conflitos agrários. 

“Há três anos houve uma situação semelhante com policiais de Minas Gerais. Foram presos pelo Batalhão da região, e comunicados ao comando da PM e salvo engano foram até expulsos da PM de Minas. Isso não cabe a um profissional de serviço público, uma situação como essa. Estamos atentos, pois aqui e acolá nos deparamos com essa situação”, disse o comandante. 

Prisão preventiva

O tenente coronel Raimundo Feitosa, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, onde os policiais estão presos, informou  que a prisão em flagrante dos PMs foi convertida para preventiva. 

"Hoje a noite chega uma van aqui no batalhão que irá levá-los na manhã desta sexta-feira para São Luís, no Maranhão. A van será escoltada até lá", conta o comandante.

Os sete policiais militares têm a patente de cabos e soldados. Todos são da ativa da Polícia Militar do Maranhão e possuem entre 10 a 15 anos de serviço na corporação. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais