Cidadeverde.com

F1: Verstappen e Hamilton vacilam e Pérez vence no Azerbaijão

Imprimir

A três voltas do fim do GP do Azerbaijão, o pneu esquerdo traseiro do carro de Max Verstappen estourou sozinho, o holandês bateu no muro e deixou escapar uma vitória certa.

Ainda frustrado por correr o risco de perder a liderança do campeonato, ele viu dos boxes Lewis Hamilton vacilar na relargada, sair do traçado da pista e deixar o caminho livre para Sérgio Pérez vencer a corrida e manter seu companheiro de Red Bull na ponta do Mundial.

A classificação tem, ainda, Verstappen em primeiro, com 105 pontos, com Hamilton em segundo, com 101. Pérez é o terceiro colocado, com 69.

O mexicano, que fez uma corrida segura, assumiu a terceira posição do campeonato. O pódio teve ainda o alemão Sebastian Vettel, da Aston Martin, em segundo.

O tetracampeão não chegava entre os três primeiros desde o GP da Turquia, em 2020, quando foi terceiro. O francês Pierre Gasly foi o terceiro.

Até o acidente, a Red Bull fazia uma corrida quase perfeita, sobretudo pela atuação de seus mecânicos na primeira parada nos boxes de Verstappen e Pérez.

Enquanto a Mercedes novamente fez Hamilton perder tempo para trocar os pneus, os pilotos da Red Bull aproveitaram para tomar do inglês a liderança da prova.

O heptacampeão havia assumido a ponta após deixar o pole position Charles Leclerc para trás. O piloto da Ferrari largou bem, mas seu fraco ritmo de prova o fez perder posições rapidamente -ele terminou em quarto. Com o erro no fim, Hamilton terminou a corrida na 15ª posição.

Um pouco antes da batida de Max Verstappen, o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, havia sofrido um acidente parecido. O pneu esquerdo traseiro dele também furou, ele bateu no muro e provocou a entrada do safety car, que permaneceu na pista por cinco voltas.

Agora, a próxima etapa da F-1 será disputada no Canadá, no dia 13 de junho.

LUCIANO TRINDADE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais