Cidadeverde.com

Poeta timonense é convocado para o VI Festival de Poesia de Lisboa

Imprimir

Nesta terça-feira (8) um dos primeiros compromissos da prefeita Dinair Veloso foi um encontro com o poeta timonense Gustavo Augusto na sede da Prefeitura de Timon.

A poesia do adolescente timonense Gustavo Augusto chegou a Portugal. Com apenas 17 anos, o poeta de Timon foi convocado para participar o VI Festival de Poesia de Lisboa, que será realizado por meio virtual em setembro deste ano.

À prefeita, Gustavo falou sobre sua trajetória de vida. “Gustavo é um orgulho para nós, um poeta que leva o nome da nossa cidade para concursos de reconhecimento internacional. Sem dúvidas, ele é um exemplo para a nova geração de escritores. Conversamos muito sobre a importância da poesia, arte e cultura na vida dos timonenses e o quanto nossa cidade possui grandes talentos”, disse a chefe do Executivo Municipal.

Como o tema do Festival de Lisboa nesta edição, é Terra- Uma Poética de Nós, Gustavo Augusto abordou a desigualdade social e a necessidade de uma reorganização fundiária na poesia inscrita para o evento, que é reconhecido internacionalmente. Os versos dizem “Ainda acho injusto o pobre estar sem terra/ O filho corre da tela para não poder ver/ O rico debaixo de um grande teto tendo onde se esconder/Enquanto o pobre, embaixo de um papelão/ Procurando apenas uma mão para lhe socorrer.”

Gustavo conta que desde pequeno se interessava pela leitura e “já rabiscava poesias”. “A poesia sempre foi minha vida e me ajudou a me expressar e de ressignificar minhas emoções. Sempre gostei de ler, de escrever. Então ser convocado para o Festival de Lisboa é a concretização de um sonho. Eu aqui, de Timon, ver minha poesia chegando em Lisboa”, comemora Gustavo Augusto.

O Festival de Poesia de Lisboa terá palestras, oficinas, encontros com poetas, entre eles Mia Couto. A premiação dos classificados será a divulgação no LIVRO ANTOLOGIA TERRA – UMA POÉTICA DE NÓS. O primeiro colocado também terá um livro lançado gratuitamente.

GUSTAVO ENTRE OS 40 MELHORES

Apesar da pouca idade, Gustavo já tem uma lista de conquistas literárias. No ano passado ele foi classificado do Festival de Poesia da Academia Rio Pombense, da cidade de Rio Pomba (MG) e sua poesia foi selecionada entre as 40 melhores do país em 2020. Quase 400 poetas participaram deste concurso.

“Fiquei muito feliz, inclusive, recebi uma carta do Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão, em que ele expõe a felicidade dele e do governador Flávio Dino em minha classificação”, conta o poeta.

AMOR E TIMON

Além de falar sobre temas sociais, a poesia de Gustavo Augusto aborda predominantemente o amor em todas as forma possíveis.

Entre suas 315 poesias, Gustavo escolheu falar do amor que sente por sua cidade natal, Timon.

“Timon para mim é meu alicerce, minha raiz, a cidade que me orgulho de morar. Amo Timon pois sei a grandeza não só da cidade, mas das pessoas que nela habitam. Timon para mim é mais que uma cidade, um virtude que me orgulho de tê-la em registro, e acima de tudo de viver”, ressalta.

A TIMON QUE AMO
Na cidade que hoje habito
Tenho orgulho de morar
É a terra sempre amei
E que sempre hei de amar
A cidade de TIMON
Que no meu coração está.

Sinônimos e virtudes
A elas podemos adicionar
São inúmeros os conceitos
Que podemos destacar
Acima de tudo, Timon é amor
E nunca de ser vai deixar.

TIMON que eu amo
TIMON que eu quero bem
A cidade que moro desde sempre
A cidade que me faz bem.
(GUSTAVO AUGUSTO)

ENFIM, O AMOR.

Enfim, o amor!

Que sentimentos podem resumir?
O que tudo pode ver
O que tudo pode sentir
Somente o amor
Ele acaba com a dor
E incentiva a persistir.

Há muitas formas de amar
Uma das formas
Nem se chama amor
Chama-se, CUIDAR
Pois, quando se tem amor
Tem no peito o ardor
De sempre mais amar.

Ame! Nunca pare de amar

Somente trate com amor
Quando, com ódio, forem lhe tratar!
(GUSTAVO AUGUSTO)

Com informações Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais