Cidadeverde.com

Gaeco-MA realiza operação contra lavagem de dinheiro de facção criminosa interestadual

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2021-06-10_at_06_38_28.jpeg Divulgação/Gaeco-MA
  • WhatsApp_Image_2021-06-10_at_06_35_08_1.jpeg Divulgação/Gaeco-MA
  • WhatsApp_Image_2021-06-10_at_06_35_08.jpeg Divulgação/Gaeco-MA

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão deflagrou na manhã de hoje(10) a operação 'Mormaço', que cumpre mandados em revendedoras de veículos e sucatas localizadas em Teresina e cidades do Maranhão, que seriam utilizadas para lavagem de dinheiro de facção criminosa interestadual. A ação acontece em parceria com o Gaeco do Piauí e a Polícia Civil do Maranhão e tem como alvos pessoas físicas e empresas localizadas em Teresina, Timon e Caxias, no Maranhão. 

A operação acontece paralelamente e forma articulada com a operação 'Hesíodo', que foi deflagrada pela Polícia Federal também na manhã de hoje, e que cumpre mandados contra suspeitos de integrar o mesmo grupo criminoso.

As investigações, iniciadas há cerca de um ano, mostraram que a organização criminosa tem um sistema de lavagem de dinheiro sofisticado, com a utilização de empresas para o escoamento dos valores resultantes de negócios com drogas ilícitas, armas de fogos, veículos e peças de automóveis, além de outras atividades. Ainda conforme as investigações foi possível detectar movimentações de ativos dos investigados que chegaram próximo aos R$ 90 milhões.

Ainda de acordo com as investigações, por meio de alguns investigados e de pessoas ligadas a eles, o dinheiro era aplicado em agências de veículos, arenas esportivas e aquisição de imóveis, além de outros segmentos empresariais. Essa manobra financeira tinha a clara intenção de dificultar o rastreamento dos valores.

"Após Representação formulada pelo Gaeco maranhense, a 1ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luis-MA, que atua no processamento e julgamento dos crimes de organizações criminosas, determinou o sequestro de bens móveis e imóveis avaliados em aproximadamente R$ 8 milhões, além de bloqueio de ativos financeiros diversos", informou o Ministério Público do Maranhão. 

Histórico

Em meados de 2020, o Gaeco do Ministério Público do Maranhão remeteu informações à Superintendência da Polícia Federal em Teresina, repassando a notícia de que traficantes estariam solicitando autorizações de registros de arma de fogo na capital piauiense. Após o recebimento da informação,  a Superintendência Regional da PF no Piauí desencadeou, no último mês de setembro, a operação Integração I.

Em seguida, os dados colhidos foram compartilhados com a Superintendência da Polícia Federal maranhense, viabilizando a atividade desta quinta-feira (10), enquanto coube ao GAECO-MA deflagrar a operação Mormaço, atingindo em cheio o patrimônio da organização criminosa.

 


Natanael Souza (Com informações do MPMA)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais