Cidadeverde.com
Últimas

Hemopi lança desafio para coletar 4 mil bolsas de sangue em junho

Imprimir

Nesta segunda (14) comemora-se o dia mundial do doador de sangue e, em Teresina, um desafio do bem foi lançado pelo Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí): coletar 4 mil bolsas de sangue em junho, com a campanha de conscientização “Junho Vermelho”. Com a pandemia da Covid-19, o Hemopi sofreu uma redução de até 40% nas doações. 

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, comenta que, durante todo o mês do ‘Junho Vermelho’ , o Hemopi fará "uma série de ações no intuito de sensibilizar a população do Piauí para a doação de sangue. Hoje nós estamos lançando esse totem nessa data mais que importante para todos nós”. 

Um painel em formato de “gota” foi instalado na ponte Juscelino Kubitschek, na Avenida Frei Serafim, para contabilizar o número de doações. A “gota” será preenchida à medida que as doações acontecerem nas sedes do Hemopi. 

“Até o dia 14 de julho, nas próximas 4 semanas, nós estaremos buscando a doação de pelo menos 1 mil doações (de sangue) por semana, que é o que a gente considera necessário para atender toda a demanda hospitalar no estado, tanto na rede pública como na privada (de Saúde), de Teresina e do interior”. 

O diretor aproveita para parabenizar a todos os moradores do Piauí que, sobretudo nos últimos meses, compareceram ao Hemopi para prestar esse gesto de amor com o próximo. “A gente aproveita para convocar a quem ainda não é doador para entrar nessa corrente de solidariedade”. 

Foto: Roberta Aline



Programação do Junho Vermelho, segunda (14) e próximos dias: 

  • Dia 14/06 – Dia Mundial do doador de sangue: Os doadores que comparecerem as unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – neste dia terão lanche diferenciado, música ao vivo, cenário para fotos e outras surpresas ao longo de toda segunda-feira. Todas as ações serão realizadas na área externa do Hemopi.
     
  • Dia 16/06 – Apresentação do Grupo musical Clows in Emergency na área externa do Hemopi.
     
  • Dia 19/06 – Para encerrar a semana do doador de sangue haverá passeio ciclístico (Pedalando pela vida) promovido por 14 clubes de ciclismo com apoio do Hemopi, Saúde e Governo do Estado. A Unidade Móvel de coleta de sangue estará na Ponte Estaiada de 8h às 12h e de 14h às 17h. Terá música, lanche diferenciado para acolher os doadores que comparecerem para doar sangue.
     
  • Dia 24/06 – São Joao do HEMOPI: A área externa será decorada com a temática junina, o lanche nessa data será típico e a Quadrilha Luar de São João fará uma apresentação especial.
     
  • Dia 29/06 –Encerramento do Junho Vermelho, o Hemopi comemora o Dia de São Pedro com música e lanche típico. Os doadores também podem entrar na brincadeira e virem vestido à caráter nesta data.


 

CRITÉRIOS PARA DOAR

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.
 
Fonte: Hemopi

 

 

 

  • HEMOPI TERESINA

Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919

  • Hemocentro Regional de Parnaíba

Praça Antônio Monte, s/n Centro
CEP: 64.218-340 Parnaíba-PI
Contato:(86) 3321-2854
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18h 

  • Hemocentro Regional de Picos 

Praça Antenor Neiva, s/n Bairro Bomba
CEP: 64.600-000 Picos – PI
Contato: (89) 3421-0704
Horário de funcionamento: Segunda à

  • Hemocentro Regional de Floriano

Rua João Dantas, 1161 Bairro Manguinha
CEP: 64.800-000 Floriano-PI
Contato: (89) 3522-2020
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Imprimir