Cidadeverde.com

Teresina é 1ª capital com TV Digital do Norte/NE, anuncia Ministro Hélio Costa

Imprimir
Yala Sena/Cidadeverde.com
 
Durante a solenidade em que assinou a consignação de canais digitais para as emissoras de Teresina, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, garantiu que a capital piauiense é a primeira a receber o sinal digital em todo o Norte e Nordeste do país. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23) no Palácio de Karnak, com a presença de várias autoridades.
 
"Tecnicamente e oficialmente é a primeira da capital do norte-nordeste. Temos uma transmissão experimental em Manaus/AM, mas Teresina é a primeira da região Norte-Nordeste do país", disse Hélio Costa, que assinou a consignação para as TVs Antares, Antena 10, Cidade Verde e Clube. A TV Cidade Verde é a única que começa a operar no novo sistema já nesta segunda-feira.
 
 
Hélio Costa fez alusão ao piauiense Roberto Franco, diretor técnico do SBT em São Paulo e um dos fundadores do projeto da TV Digital do Brasil, que teria insistido para que Teresina fosse a pioneira na implantação do sistema. "Foi com ele que nós desenvolvemos todo o sistema baseado no modelo japonês", explicou o ministro das Comunicações.
 
Ao mostrar a TV Digital no celular, Hélio Costa frisou que o Brasil fornecerá a novidade de forma gratuita. "Isso só acontece gratuitamente no Brasil e Japão, porque nos Estados Unidos você só tem acesso quando paga uma assinatura. Se você estivesse na Europa, você pagaria para uma empresa de telefonia 50 centavos de Euro por minuto", reforçou, lembrando que em dois anos o novo sistema já chegou a 65% da população brasileira.
 
 
O ministro anunciou ainda que o Peru deve usar o mesmo sistema adotado no Brasil, baseado no modelo japonês, mas com adaptações para que pudesse chegar a todos sem cobrança de tarifas. "Estamos a um passo de assinar o documento definitivo para que em poucas semanas Brasil e Argentina também possam assinar o compromisso de transferência de tecnologia, e depois Chile, Venezuela, e outros países", afirmou Hélio Costa.
 
Em seu discurso, Hélio Costa lembrou de Jesus Elias Tajra, seu colega nos tempos de Constituinte em Brasília, e disse que o novo sistema será fundamental para o ensino à distância. Ele afirmou ainda que todas as escolas do Piauí já receberam um telecentro completo, com sala de aula virtual, do Ministério das Comunicações, e que até o final de 2010 todas também estarão conectadas com internet banda larga.
 
Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: