Cidadeverde.com

Infectologista alerta para cuidados mesmo após vacina da Covid

Imprimir

Foto: Roberta Aline

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta que mesmo depois de concluir o ciclo de imunização com as duas doses da vacina, é preciso manter a rotina de cuidados contra o coronavírus. O vacinômetro da Sesapi, atesta que o estado do Piauí já atingiu a marca de 1.499.527 doses aplicadas da vacina contra a Covid-19. Já foram vacinados 769.903 piauienses com a primeira dose e 306.667 com a segunda. 

O infectologista e diretor do Hospital Natan Portela, José Noronha, explica que a vacina traz alívio, mas não é possível ainda relaxar nos cuidados. Noronha ressalta a importância de tomar a segunda dose da vacina para garantir um resultado positivo. “A segunda dose é o reforço da primeira. Ela provoca um estímulo no sistema imunológico e garante taxas de sucesso maiores na proteção contra a doença. Devem ser aplicadas dentro do prazo estabelecido e observado também o tipo de imunizante usado”, explica.

Depois de tomar a segunda dose é fundamental manter os mesmos cuidados porque apesar de imunizada, a pessoa pode vir a ser infectada pelo vírus. Assim, mesmo que o organismo consiga se defender e a pessoa não desenvolva a doença, ela pode transmitir mesmo estando vacinada.

 “Deve ser mantido o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos até que boa parte da população esteja imunizada. Nenhuma vacina é 100% eficaz e sempre existe o risco de as pessoas adoecerem”, alerta.

“Estamos avançando na vacinação dos piauienses e essas mais de um milhão de doses aplicadas é fruto dos esforços da Sesapi e das secretarias municipais de Saúde, que estão trabalhando incansavelmente para vacinar nosso povo”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Com essa marca o estado conta com 9,31% de sua população imunizada com as duas doses das vacinas e 23,28% com a primeira. Para completar o ciclo de imunização é necessário que as duas doses,dos imunizantes disponíveis atualmente no Brasil, sejam tomadas.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais