Cidadeverde.com

Dr. Pessoa reclama de falta de conexão com governo do estado; Florentino reage

Imprimir

Roberta Aline/Cidadeverde.com

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB) retornou da viagem a Brasília, onde se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fazendo críticas ao governo do estado. Segundo ele, falta diálogo com a Secretaria Estadual da Saúde. A declaração foi dada nesta quinta-feira(17), um dia depois de estar na capital federal. 

Dr. Pessoa pediu que ao presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, marque uma reunião com o secretário Florentino Neto. Para ele, não há "harmonia" na relação.

"Estamos vivendo um período de pandemia. Fomos bem recebidos pelo ministro da Saúde, apoiados pelos três senadores do Piauí. Até dezembro do ano passado o governo federal transferia recursos para os municípios devido a pandemia, do ano passado para cá transferiu, mas não foi satisfatório, por isso fomos nessa viagem. O Governo do Estado também tem que fazer as transferências. Já pedi ao Gilberto uma conversa urgente com o secretário de Saúde do estado Florentino Neto. As coisas não estão conectadas. A harmonia não está muito boa em relação ao prefeito e o governo do estado. Vamos tratar disso com mais seriedade", disse.

Dr. Pessoa diz que a prefeitura tem gasto três vezes mais do que determina a Constituição com a saúde. Segundo ele, essa situação prejudica o município e se tornou insustentável.

"O assunto foi essa diferença. A outra forma foi de que tivesse uma continuidade como houve no ano de 2020, esse apoio, porque da receita do município são investidos 43,38% só na saúde. A Constituição diz que seria 15%. Investimos três vezes mais. Não é possível! Não vamos aceitar isso!", afirma.

Reação

O secretário Florentino Neto reagiu às declarações do prefeito. Ele disse que já acertou a reunião com a FMS e que a parceria entre os órgãos garantiu a redução de casos e a agilidade na vacinação da capital.

"A relação entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina é a melhor possível. O secretário Florentino Neto já entrou em contato com o presidente da fundação, Gilberto Albuquerque, e ficou marcada uma reunião, para segunda-feira(21), entre os dois gestores e o prefeito Dr. Pessoa, em local a ser definido pelo gestor municipal. A parceria entre a Sesapi e a FMS permitiu um trabalho efetivo no combate à pandemia da Covid-19, possibilitando a redução dos casos da doença na Capital e uma vacinação célere da população", afirmou Florentino Neto.

Foto: Ascom/PMT

Reunião ontem do prefeito Dr. Pessoa, o ministro Queiroga e senadores

 

Flash de Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais