Cidadeverde.com

Inscrições para o Desafio Sebrae começam nesta terça (24)

Imprimir

Nesta terça-feira (24), têm início as inscrições para o Desafio Sebrae 2009, um jogo virtual de empresas, que chega a sua décima edição, simulando a gestão de um empreendimento na prática, levando aos participantes conhecimentos importantes sobre o mundo dos negócios, com situações reais vividas pelos empresários no dia-a-dia.

Podem participar do jogo estudantes universitários de qualquer curso, de instituições de ensino superior reconhecidas ou cadastradas no Ministério da Educação, MEC. Os participantes devem formar equipes de três a cinco componentes, podendo ter num mesmo grupo alunos de diferentes universidades.

Este ano, os estudantes vão administrar virtualmente uma fábrica de brinquedos artesanais, num ambiente interativo, com imagens realistas de uma empresa , como mesas personalizadas de acordo com o perfil do profissional, brinquedos espalhados pelas mesas, blocos de anotação, plantas e outros detalhes que reforçam a impressão de se estar dentro de uma fábrica real.

“O jogo é instigante, envolvendo cada vez mais os participantes no mundo empresarial, já que durante as rodadas de decisões, eles precisam definir estratégias de atuação levando em consideração elementos reais do mercado, vivenciando o cotidiano das empresas”, afirma o coordenador do Desafio Sebrae no Piauí, Maurício Boavista.

Ainda segundo Boavista, a expectativa é que cerca de dois mil estudantes piauienses se inscrevam nesta edição do Desafio Sebrae. “Queremos ter o maior número possível de estudantes participando do jogo. A idéia é dar oportunidade a esses universitários de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, disseminando o empreendedorismo em todo o país”, acrescenta o coordenador.

Durante o jogo, os participantes precisam tomar decisões de marketing, definindo estratégias de divulgação para a empresa e os produtos; adquirir insumos de produção; contratar funcionários; controlar o fluxo de caixa; definir a escala da produção; comprar pesquisas para saber como está posicionada sua empresa diante da concorrência; formar preço; definir estratégias de distribuição; entre outras ações que os aproximam cada vez mais da realidade empresarial do mercado e do mundo.

Segundo a coordenação nacional do Desafio Sebrae, a expectativa é que cerca de cem mil estudantes brasileiros participem desta edição do jogo. Na opinião da coordenadora Carla Virgínia Rosal Lima Costa, quanto mais cedo os estudantes mantiverem contato com o empreendedorismo, melhor será para o futuro profissional deles. “Mesmo que não se tornem empresários, serão profissionais diferenciados no mercado, devido aos conhecimentos empreendedores que adquiriram”, prevê Carla.

Os interessados devem se inscrever até o dia 13 de maio, através do site www.desafio.sebrae.com.br. No endereço eletrônico é possível ter acesso ao regulamento do jogo e a outras informações que facilitam a compreensão do que é o Desafio Sebrae.

O jogo é desenvolvido em cinco fases, por meio de um software de tecnologia bastante avançada, criado através de parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coope/UFRJ.

As três primeiras fases do Desafio serão virtuais, sendo jogadas pelas equipes em seus próprios Estados, via internet. As duas últimas fases, a semifinal e a final, serão realizadas em Brasília, em novembro deste ano, em comemoração aos dez anos do Desafio Sebrae.

Na semifinal competem as equipes vencedoras de cada Estado e mais cinco equipes dos Estados que tiveram o maior número de inscritos. Na final, concorrerão as oito equipes que obtiveram os melhores resultados na etapa anterior. A equipe vencedora recebe como prêmio uma viagem internacional a um reconhecido centro de empreendedorismo mundial.

Histórico do prêmio

Desde 2000, quando o Desafio Sebrae teve sua primeira edição, cerca de quinhentos mil estudantes brasileiros já participaram do jogo. Em 2002, a plataforma começou a ser levada para outros países a exemplo do Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia e Equador, tendo reunido nas diversas edições cerca de quarenta e cinco mil estudantes estrangeiros.

Em 2005, a competição, que só era realizada internamente nos países participantes, passou a ser disputada entre as equipes vencedoras das nações envolvidas. O Brasil conquistou o primeiro lugar em 2006 e em 2008, quando a equipe paulista Costela no Bafo desbancou as outras sete equipes concorrentes. O resultado da última edição do jogo foi divulgado no dia 19 deste mês, durante solenidade no Rio de Janeiro.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: