Cidadeverde.com

Em reunião, Sesapi e Prefeitura discutem cofinanciamento

Imprimir

Os secretários Florentino Neto e João Henrique Sousa estiveram reunidos para discutir o financiamento da saúde e os repasses envolvendo o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Teresina. A reunião também contou com a presença do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, e o superintendente de Organização do Sistema de Saúde da  Sesapi, Jefferson Campelo. 

“Teresina recebe 65% dos recursos de média e alta complexidade do Estado do Piauí; o estado fica apenas com 25%. A maior rede especializada está em Teresina. Nós fizemos aqui uma discussão sobre a origem, o financiamento e as deficiências no sistema de saúde. Nós também tratamos aqui do cofinanciamento, que o Estado vem pagando o parcelamento em dias, e rediscutimos a questão do financiamento da UPA que o município mantém”, diz o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto. 

Florentino Neto ressalta que os entendimentos serão repassados à Secretaria de Fazenda. “Nós temos que entender que o pagamento do cofinanciamento está em dia, mas também estamos rediscutindo o cofinanciamento dentro de uma comissão que a prefeitura irá participar também. O que fica patente é a união de esforços para que a gente possa manter o sistema mais resolutivo no estado e na capital”.

O secretário de planejamento da Prefeitura de Teresina, João Henrique Sousa, comenta que foi uma conversa aberta. “Discutimos todos os detalhes possíveis. Cheguei à conclusão, que é uma conclusão óbvia, nós temos dificuldades profundas na questão do financiamento da saúde. Ficamos acordados, também por solicitação nossa, de que houvesse um encontro entre o prefeito [Dr. Pessoa] e o governador Wellington Dias para que nós pudéssemos fazer o rápido resumo do que se passou aqui”.

No início dessa semana, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve reunido com a equipe da Sesapi.  O prefeito relatou que a situação financeira do município era “grave” e informou que os gastos com saúde foram triplicados, chegando a 43% da receita corrente líquida.

Já o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, comenta que a reunião é mais um encontro para se discutir melhorias para o serviço de saúde. “Essa integração tem evoluído bastante. O nosso trabalho nesse momento é tentar adequar a rede que a gente tem de saúde ao baixo financiamento do Ministério da Saúde”.
 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais