Cidadeverde.com

Capitão Dos Santos fará cirurgia LCA no joelho e desfalca o Altos por mais de 6 meses

Imprimir

Foto: Roberta Aline

O capitão do Altos, Dos Santos, foi diagnosticado com uma ruptura total do ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho. A lesão aconteceu na última sexta-feira (25) no jogo entre Altos x Botafogo-PB, em João Pessoa, jogo válido pela 5ª rodada da Série C do Brasileiro. O Jacaré saiu de campo derrotado e o volante que é uma das principais peças do elenco saiu de campo no começo do segundo tempo com fortes dores no joelho e nesta terça-feira (30) foi constatada a grave lesão e será necessário cirurgia e o tempo de retorno aos gramados é entre cinco e sete meses. O Altos volta a campo no domingo (4) quando enfrenta o Floresta-CE, às 16h, no Lindolfo Monteiro, em Teresina. 

“Para ele que é jogador profissional precisa operar, é isso ou ele muda de profissão, pois ele não consegue mais fazer mudança de direção, correr em velocidade alta ou moderada. Ele chegou com uma ruptura do ligamento cruzado anterior e também tem ligamento colateral medial. O tempo certo de retorno são nove meses, mas a partir dos seis ele já poderá fazer a parte de transição para o gramado”, explicou o médico Rademack Duarte, que atendeu o atleta. 

Segundo o médico o ideal é dar maior celeridade possível para realizar a cirurgia. “Quanto mais tempo demora vai atrofiando os músculos e atrapalha a longo prazo”, acrescentou o Dr. Rademack. O médico explicou também que a lesão é dita como ‘lesão aguda’, ou seja, existe há poucas semanas e não por traumas antigos. 

Dos Santos tem cinco temporadas com o clube piauiense e sempre usando a braçadeira de capitão. Líder nato dentro e fora e campo, além de ser titular absoluto nas quatro linhas. O jogador não tem histórico de lesão, mas de cara precisará ficar bastante tempo fora de campo. A data da cirurgia ainda não foi marcada, o clube junto ao atleta estão resolvendo a parte burocrática. 

Após a cirurgia a parte mais delicada e longa será a recuperação do atleta. “Eu estou muito triste, pois nunca me machuquei e de cara uma lesão tão séria, mas acredito que Deus está no controle de tudo”, lamentou o jogador. 

Foto: Roberta Aline

Por ser uma lesão grave, Dos Santos irá desfalcar o meio de campo do Altos durante o resto da temporada, mas a diretoria do clube ainda não informou se irá buscar um substituto no mercado ou vai suprir a baixa com peças do elenco. Na posição, além de Ray que é titular ao lado do próprio Dos Santos o técnico Marcelo Vilar tem Jorginho, e Netinho e Jardel que estão no departamento médico mais com previsão de retorno em breve. 

O Altos tem na sequencia da competição dois jogos em casa. O primeiro deles será no domingo (4) contra o Floresta-CE, às 16h, no Lindolfo. O próximo contra o Santa Cruz também em Teresina. Atualmente o Jacaré é 5° colocado no grupo A, com sete pontos, apenas dois do líder que é o Manaus-AM (9 pontos). 

 

MAS AFINAL O QUE É LCA?

A ruptura, ou estiramento, do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho e também em esportes de contato, em especial jogador de futebol. 

LCA é a abreviação de ligamento cruzado anterior, ou seja, uma tira resistente de tecido fibroso que tem como função ligar ossos. O LCA é um dos quatro principais ligamentos internos do joelho e trabalha em conjunto com o LCP (ligamento cruzado posterior) ligando o osso da coxa (fêmur) e o osso maior da perna (tíbia).

 

 


Pâmella Maranhão
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais