Cidadeverde.com
Geral

Você faz backup do seu smartphone? Saiba por que você deve fazer

Imprimir


Imagem: Freepik


Backup é fazer a cópia de arquivos de um dispositivo para o outro, como medida de segurança. Mas você sabe por que deve fazer o backup do smartphone? Descubra!

Especialistas em segurança da informação são unânimes em recomendar a realização de backups em equipamentos. Você faz backup do seu smartphone?

Para quem não conhece, backup é o nome dado ao procedimento de criar uma cópia de todos os arquivos de um dispositivo, para não correr o risco de perder informações. 

Apesar de ser um processo simples, muita gente deixa o backup de lado pelo tempo que costuma tomar. Porém, esse é o tipo de tarefa que merece a sua atenção.

Se você não faz backup no seu smartphone, saiba por que você deve fazer e como pode realizar o procedimento!

Por que fazer backup do smartphone?

Há quanto tempo você tem seu atual smartphone? Imagine quantas informações, fotos, vídeos e conversas este celular possui em sua memória.

Ainda que tenha como transferir fotos e vídeos do iPhone para o PC, de forma rápida e funcional, as pessoas costumam ter dúvidas se separar um tempo para salvar arquivos realmente vale a pena.

Mas existem pelo menos 4 bons motivos pelos quais você deve fazer backup do seu smartphone com uma certa frequência. Confira!

1. Guardar o que é importante

O smartphone tem um papel cada vez mais importante em nossas vidas. Porém, este é um equipamento frágil, que pode ser quebrado ou subtraído. 

Nesses casos, quem tem um backup consegue manter a mente tranquila ao saber que todos os arquivos, fotos e vídeos importantes estão bem guardados.

2. Mais performance para o smartphone

Um dos componentes do smartphone que afetam diretamente sua performance é a memória. Assim, quanto mais itens estão salvos no celular, mais devagar ele tende a ficar.

Para evitar a situação, o backup se torna uma ótima alternativa. Afinal, ao criar cópias dos arquivos você pode limpar a memória do celular, ganhando em qualidade de uso.

3. Recupera dados em caso de vírus

Receber um vírus em uma conversa de WhatsApp é algo a que todos estamos expostos diariamente. 

Alguns tipos de vírus conseguem apagar todos os itens salvos na memória do seu celular. Um backup consegue reverter essa situação.

4. Permite enviar os seus dados para um novo smartphone

Se você está trocando de smartphone, pode apenas enviar todo o backup do seu celular antigo para o novo, mesmo que sejam de sistemas operacionais diferentes.

Assim, você não precisa passar horas salvando listas de contatos ou mesmo ficar sem suas fotos preferidas no novo smartphone.

Como fazer backup do celular

Com esses bons motivos para fazer backup do celular, a dúvida da maioria das pessoas é como realizar o procedimento.

O modo convencional é conectando o smartphone ao computador, por meio do cabo USB, para salvar item por item em uma pasta.

Porém, esse método pode ser complexo de manter a longo prazo, já que é fácil confundir o que foi salvo com o que ainda não foi, perdendo registros importantes.

O modo mais certeiro e simples é contar com um software de transferência de dados, como o MobileTrans.

Além de fazer o backup do celular no computador, com o MobileTrans você consegue transferir o WhatsApp de diferentes smartphones, e passar um backup para outro dispositivo.

Veja o passo a passo de como fazer backup do celular com o MobileTrans:

Passo 1: Depois de baixar e instalar o MobileTrans no seu computador, abra o programa e selecione a opção “Fazer Backup”.

Passo 2: Conecte o seu smartphone ao computador. Quando o MobileTrans reconhecer o dispositivo, vai apresentar no centro da tela uma lista com todo o conteúdo do celular.

Selecione o que você quer salvar no Backup. Você pode optar por salvar todo o conteúdo, ou somente itens específicos.

3. Clique em iniciar para que o processo comece. É importante que o seu computador tenha espaço na memória disponível, já que os arquivos ficarão salvos nele.

Quando o processo de backup terminar (pode levar alguns minutos), seus arquivos ainda estarão presentes no smartphone. 
Então, você pode fazer a exclusão daquilo que não precisa manter no celular, liberando espaço.

Seus arquivos em segurança

De fato, fazer um backup do seu smartphone é a melhor forma de garantir que seus arquivos estarão em segurança, com a possibilidade de recuperação caso algo aconteça com o celular.

Dessa forma, se em algum momento você precisar, é só conectar o seu smartphone ao computador e reinserir os arquivos na memória dele, restaurando o backup.

E então, com esse cuidado sendo tomado, quando alguém perguntar se você faz backup do seu smartphone, você poderá responder que seus arquivos estão bem seguros!

 


Da Redação
[email protected]

Imprimir