Cidadeverde.com
Política

Projeto permite transporte de animais domésticos em ônibus de Teresina

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A vereadora e protetora Thanandra Sarapatinhas protocolou na Câmara Municipal um Projeto de Lei que autoriza o transporte de animais domésticos em ônibus no transporte público de Teresina. A proposta contempla animais de até dez quilos, mediante acondicionamento em recipiente adequado durante toda a viagem, garantindo segurança, higiene e conforto aos demais passageiros.

De acordo com o texto, a autorização para o transporte de animais se dará apenas em dias uteis fora horário de pico (das 6h às 10h e das 17h às 19h), exceto em caso de procedimentos cirúrgicos ou emergência comprovada. O projeto também define que não caberá ao condutor do veículo qualquer responsabilidade por dano à integridade física do animal durante a viagem. 

Ao justificar a proposta, Thanandra Sarapatinhas argumentou que muitos tutores deixam de levar seus animais para procedimentos em clínicas, como castração, vacinação, consulta veterinária, por enfrentarem dificuldade de locomoção pela cidade. Segundo a parlamentar, a permissão contribuirá para que quem não possui veículo automotor possa garantir a saúde de seus animais.

[email protected]

Imprimir